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dc.creatorCelente, Luis Eduardo dos Santos
dc.date.accessioned2025-07-10T21:03:35Z
dc.date.available2025-07-10
dc.date.available2025-07-10T21:03:35Z
dc.date.issued2025-05-27
dc.identifier.citationCELENTE, Luis Eduardo dos Santos. Parcerias público-privadas em educação: um estudo de caso do município de Pelotas. Orientadora: Maria de Fátima Cóssio. 2025. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16546
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the role of private institutions in public education in the municipality of Pelotas, in the state of Rio Grande do Sul, between the years 2017 and 2020, based on the consolidation of Public-Private Partnerships (PPPs). Grounded in the theoretical-methodological perspective of historical-dialectical materialism and in critiques of New Public Management (NPM), the research investigated the meanings and impacts of these partnerships on the democratic management of schools, questioning the processes of privatization in public education. The qualitative, analytical-descriptive approach combined document analysis with the use of a database constructed by research groups on educational policies in Rio Grande do Sul, as well as methodological support inspired by Network Ethnography. The data revealed that the PPPs established by the municipality were primarily focused on teacher training, followed by management consultancy and the provision of early childhood education vacancies, with no PPPs identified in the area of didactic material acquisition. These partnerships were carried out by various types of private organizations. The findings indicate that such partnerships have contributed to the weakening of democratic management and to a reconfiguration of the role of the State, shifting public responsibilities to private agents under the argument of modernization and efficiency. It is concluded that PPPs operate as a structuring strategy of neoliberal rationality in basic education and pose risks to the universalization and social quality of the right to public education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectParcerias público-privadaspt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectPrivatização da educaçãopt_BR
dc.subjectNova gestão públicapt_BR
dc.subjectEducação municipalpt_BR
dc.subjectPublic-private partnershipspt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subjectEducation privatizationpt_BR
dc.subjectNew public managementpt_BR
dc.subjectMunicipal educationpt_BR
dc.titleParcerias público-privadas em educação: um estudo de caso do município de Pelotaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2875337021118354pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3016473193550386pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Scherer, Susana Schneid
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1305701927429392pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa a atuação de instituições privadas na educação pública no município de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2017 e 2020, a partir da consolidação de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Fundamentada na perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético e nas críticas à Nova Gestão Pública (NGP), a pesquisa investigou os sentidos e os impactos dessas parcerias na gestão democrática das escolas, problematizando os processos de privatização da educação pública. A abordagem qualitativa, de caráter analítico-descritivo, combinou análise documental com o uso de um banco de dados construído por grupos de pesquisa em políticas educacionais no RS, além do aporte metodológico filiado à Etnografia de Rede. Os dados revelaram que as PPPs firmadas pelo município incidiram, majoritariamente, nos eixos de formação docente, seguidos por consultoria em gestão e oferta de vagas na educação infantil, sem apresentar PPPs em aquisição de material didático, sendo conduzidas por diferentes tipos de organizações privadas. Os resultados indicam que tais parcerias contribuíram para o enfraquecimento da gestão democrática e para a reconfiguração do papel do Estado, deslocando responsabilidades públicas para agentes privados sob o argumento de modernização e eficiência. Conclui-se que as PPPs operam como estratégia estruturante da racionalidade neoliberal na educação básica e representam riscos à universalização e à qualidade social do direito à educação pública.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Cóssio, Maria de Fátima
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


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