(Re) construções identitárias no cenário musical notívago em Pelotas/RS
Resumen
Esta pesquisa analisa aspectos da construção identitária de músicos atuantes nos bares, bailes, eventos e casas noturnas de Pelotas, Rio Grande do Sul. Trata-se de profissionais do entretenimento cujas carreiras são fortemente ligadas à música comercial, que por sua vez, é produzida e disseminada por uma ampla estrutura, à qual Adorno e Horkheimer (2021) definem como Indústria Cultural. Exploram-se, portanto, as dicotomias entre as influências de tal indústria e a realidade do mercado local, historicamente estabelecida. Utilizando-se da observação participante, de entrevistas e de um questionário online, foi possível montar um panorama do cenário musical local, identificando contradições nos discursos, perspectivas e práticas dos agentes envolvidos. A pesquisa aborda a história da música na cidade e a influência das mídias e tecnologias informacionais, além de
tipificar o mercado atual com base no conceito de “mundo da arte” (Becker, 2010). Os resultados revelam que o mercado e os músicos locais passam por mudanças disformes e heterogêneas. Através da sociologia de Erving Goffman (2014), percebe-se que as identidades dos músicos são fluidas e em constante processo de reformulação, sendo manipuladas através de diferentes papéis e estratégias que os sujeitos desempenham seus atos cotidianos. As implicações desses achados oferecem uma compreensão mais profunda das dinâmicas identitárias e organizacionais no cenário musical noturno de Pelotas, um universo, até então pouco explorado nas Ciências Sociais. Todas estas mudanças, apesar de estarem ligadas a diversos fatores, têm a música como vetor, tornando-a peça central nesta pesquisa.