Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRibeiro, Felipe Vargas
dc.date.accessioned2025-07-10T21:15:02Z
dc.date.available2025-07-10T21:15:02Z
dc.date.issued2024-06-20
dc.identifier.citationRIBEIRO, Felipe Vargas. (Re)construções identitárias no cenário musical notívago em Pelotas/RS. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16553
dc.description.abstractThis research analyzes the identity construction of musicians who perform in bars, dances, events, and nightclubs in Pelotas, Rio Grande do Sul. These entertainment professionals have careers strongly tied to commercial music, which is produced and disseminated by a broad structure that Adorno and Horkheimer (2021) refer to as the Culture Industry. Therefore, the dichotomies between the influences of this industry and the reality of the historically established local market are explored. Using participant observation, interviews, and an online questionnaire, it was possible to create an overview of the local music scene, identifying contradictions in the discourses, perspectives, and practices of the involved agents. The research addresses the history of music in the city and the influence of media and informational technologies, in addition to characterizing the current market based on Becker's (2010) concept of the "art world." The results reveal that the local market and musicians undergo uneven and heterogeneous changes. Through Erving Goffman's sociology (2014), it is perceived that musicians' identities are fluid and constantly being reshaped, manipulated through different roles and strategies they perform in their daily acts. The implications of these findings offer a deeper understanding of the identity and organizational dynamics in Pelotas's night-time musical scene, a universe hitherto little explored in Social Sciences. All these changes, although linked to various factors, have music as a vector, making it a central piece in this research.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMúsico da noitept_BR
dc.subjectMercado musicalpt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.title(Re) construções identitárias no cenário musical notívago em Pelotas/RSpt_BR
dc.title.alternativeIdentity (Re)constructions in the Night Music Scene in Pelotas/RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8518210835418233pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9678696141323658pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa aspectos da construção identitária de músicos atuantes nos bares, bailes, eventos e casas noturnas de Pelotas, Rio Grande do Sul. Trata-se de profissionais do entretenimento cujas carreiras são fortemente ligadas à música comercial, que por sua vez, é produzida e disseminada por uma ampla estrutura, à qual Adorno e Horkheimer (2021) definem como Indústria Cultural. Exploram-se, portanto, as dicotomias entre as influências de tal indústria e a realidade do mercado local, historicamente estabelecida. Utilizando-se da observação participante, de entrevistas e de um questionário online, foi possível montar um panorama do cenário musical local, identificando contradições nos discursos, perspectivas e práticas dos agentes envolvidos. A pesquisa aborda a história da música na cidade e a influência das mídias e tecnologias informacionais, além de tipificar o mercado atual com base no conceito de “mundo da arte” (Becker, 2010). Os resultados revelam que o mercado e os músicos locais passam por mudanças disformes e heterogêneas. Através da sociologia de Erving Goffman (2014), percebe-se que as identidades dos músicos são fluidas e em constante processo de reformulação, sendo manipuladas através de diferentes papéis e estratégias que os sujeitos desempenham seus atos cotidianos. As implicações desses achados oferecem uma compreensão mais profunda das dinâmicas identitárias e organizacionais no cenário musical noturno de Pelotas, um universo, até então pouco explorado nas Ciências Sociais. Todas estas mudanças, apesar de estarem ligadas a diversos fatores, têm a música como vetor, tornando-a peça central nesta pesquisa.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Soto, William Héctor Gómez
dc.subject.cnpq1SOCIOLOGIApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem