dc.description.abstract | Com o advento da internet 5G, hardwares cada vez mais robustos, games que renderizam em tempo “real” e que criam possibilidades que beiram ao infinito, somados às inteligências artificiais e atuando em diversos campos do conhecimento, o Metaverso entra em pauta como possibilidade de um novo território de criação, produção de conteúdo, interação e espaço com novas possibilidades de educação por meio destas tecnologias. Estes metaversos são considerados como mundos virtuais que buscam simular a “realidade” por meio de múltiplas interfaces de interação; o prefixo meta significa além, verso de universo, sendo assim, busca somado ao mundo físico, ir além do universo de interação que estamos acostumados (LONGO e TAVARES, 2022). O metaverso pode ser descrito como a convergência entre os mundos digital e físico (DUFFEY,2023). Compreender a estrutura e as possiblidades deste ambiente e como ele pode potencializar a educação focando unicamente as artes, de forma híbrida, dentro de uma universidade federal, ainda parece uma “realidade” pouco distante, porém se faz necessário. Tendo isso em vista, surge a questão que norteia o presente trabalho: como desenvolver um metaverso capaz de integrar e potencializar o ensino das artes na Universidade Federal de Pelotas. Para isso, pensa-se em desenvolver um estudo reflexivo e crítico sobre as teorias e características do ciberespaço a fim de aplicá-las na elaboração deste metaverso, capaz de torna-lo uma ferramenta eficiente no ensino das artes. | pt_BR |