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Conhecimento pedagógico do conteúdo de professores da educação profissional técnica de nível médio: um estudo sobre a prática docente

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Daiane_Gomes_Tese.pdf (1.948Mb)
Data
2025-01-29
Autor
Gomes, Daiane da Silva
Metadata
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Resumo
O tema desta pesquisa versa sobre a construção e prática do conhecimento pedagógico de conteúdo de professores que trabalham na educação profissional e tecnológica (EPT), em um curso técnico, de nível médio, de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF). Insere-se nos estudos sobre a formação de professores, com enfoque nos conhecimentos que fundamentam a prática de docentes que trabalham na EPT. A questão central de pesquisa que guiou o estudo foi: de que forma ocorre o processo de construção de conhecimentos pedagógicos, em especial, do conhecimento pedagógico do conteúdo de professores para a docência na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM)? A partir da questão de pesquisa, estabeleceu-se como objetivo geral deste estudo, compreender o processo de construção de conhecimentos pedagógicos e do conhecimento pedagógico do conteúdo de professores da EPTNM, mobilizados em sala de aula. Para alcançar o objetivo geral, foram propostos os seguintes objetivos específicos: 1) caracterizar os percursos de formação e atuação profissional de docentes da EPTNM; 2) identificar os conhecimentos mobilizados pelos docentes da EPTNM em sala de aula; 4) identificar as fontes de construção destes conhecimentos; 5) analisar o processo de construção do CPC; 6) descrever os modos de mobilização, em sala de aula, do CPC e outros conhecimentos profissionais. A investigação teve como principais aportes teóricos os estudos de Shulman (1986, 2014) sobre a sabedoria da prática, a base de conhecimentos para o ensino, o conhecimento pedagógico do conteúdo e o processo de ação e raciocínio pedagógicos; Nóvoa (2017, 2022) sobre a formação de professores e Machado (2008), Kuenzer (2010), Frigoto, Ciavatta e Ramos (2012), autores que tratam da temática da Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e como instrumentos para a construção dos dados empíricos foram utilizados: 1) aplicação de questionário; 2) observação não participante da prática docente; 3) entrevistas e 4) análise documental do material didático e planos de ensino dos professores. Os dados foram analisados a luz da perspectiva hermenêutica de interpretação. O lócus da pesquisa empírica foi o curso Técnico em Edificações do Campus Pelotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Riograndense (IFSul) e os sujeitos participantes do estudo foram os docentes efetivos que atuam nas unidades curriculares profissionalizantes do curso. Os resultados indicam que, no caso dos professores da pesquisa, é possível afirmar que os conhecimentos profissionais são construídos nas etapas de escolarização tanto nos cursos técnicos de nível médio como na graduação. Esses conhecimentos são ressignificados na prática profissional na área de formação inicial e, quando o professor os mobiliza em sala de aula, novamente são ressignificados para se tornarem conhecimentos ensináveis aos estudantes. Nesse processo de transformação, os docentes utilizam diferentes estratégias de ensino e na medida em que vão adquirindo experiência no âmbito da docência também vão ampliando a sua base de conhecimentos tanto específicos como pedagógicos. Dessa forma, infere-se que o CPC é constituído pela amálgama entre conteúdo específico e conteúdo pedagógico e dentro dessas duas categorias de conhecimentos encontram-se os demais conhecimentos. No caso do conteúdo específico, podemos englobar os conhecimentos advindos da formação inicial, das experiências profissionais na área de formação inicial, dos conhecimentos construídos nos cursos de qualificação na área de formação inicial, além das atualizações buscadas pelos docentes em feiras, eventos da área da construção civil e visitas técnicas em obras e fábricas de materiais de construção, por exemplo. Já em relação ao conhecimento pedagógico, ele é constituído dos conhecimentos pedagógicos em geral e dos conhecimentos sobre o currículo, sobre os alunos e suas características, sobre o contexto educacional e sobre os fins, propósitos e valores da educação e sua base histórica e filosófica.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16625
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

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