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dc.creatorOliveira, João Henrique Figueredo de
dc.date.accessioned2025-07-18T19:36:33Z
dc.date.available2025-07-18
dc.date.available2025-07-18T19:36:33Z
dc.date.issued2024-12-13
dc.identifier.citationOLIVEIRA, João Henrique Figueredo de. O vírus do capital: as mutações e as inserções da lógica neoliberal nas formas de contratação e a precarização do trabalho docente. 2024. 121f. Tese (Doutorado em Educação) - programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16627
dc.description.abstractThe present research analyzes the precarization of teaching work, particularly through temporary contracts, from a critical perspective of the capitalist and neoliberal system. The objective is to understand the implications of this hiring model for the lives and work of teachers, addressing the challenges faced by educators in the state and municipal public education networks of Montenegro, RS. The investigation examines how practices of flexibilization and intensification of teaching work directly affect working conditions and the quality of education.To achieve the proposed objectives, a questionnaire was applied to all teachers in the state and municipal networks of Montenegro, and interviews were conducted with five teachers who provided detailed accounts of the working conditions faced in temporary teaching positions. The data reveal that the increase in atypical hiring has become an increasingly common and widespread practice. Temporary hiring is seen as a cost-effective solution for the education system, but it creates an environment of insecurity, overload, and professional devaluation.The testimonies of the interviewed teachers show how these hiring modalities contribute to the precarization of teaching work, with professionals facing a lack of stability, reduced salaries, absence of benefits, and restrictions on basic rights, such as leave for family care. The pressure to assume multiple responsibilities and the lack of labor guarantees reflect characteristics of neoliberal management, which prioritizes cost reduction, flexibilization of work, and increased employee turnover.This situation impacts not only the physical and mental health of teachers but also the quality of education and the academic and socio-emotional development of students, harming the educational environment as a whole. The results indicate the need to rethink educational policies and adopt measures that value teaching work, such as regular public exams and compliance with labor laws.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectContratação atípicapt_BR
dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectAtypical hiringpt_BR
dc.subjectPrecariousnesspt_BR
dc.titleO vírus do capital: as mutações e as inserções da lógica neoliberal nas formas de contratação e a precarização do trabalho docentept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3455622343832048pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4442388640917569pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa a precarização do trabalho docente, especialmente a partir das contratações temporárias, sob uma perspectiva crítica ao sistema capitalista e neoliberal. O objetivo é compreender as implicações desse modelo de contratação para a vida e o trabalho dos professores, abordando os desafios enfrentados por docentes da rede pública estadual e municipal de Montenegro/RS. A investigação examina como as práticas de flexibilização e intensificação do trabalho docente afetam diretamente as condições de trabalho e a qualidade da educação. Para atingir os objetivos propostos, foi aplicado um questionário a todos os professores da rede estadual e municipal de Montenegro e realizadas entrevistas com cinco professoras, que contribuíram com depoimentos detalhados sobre as condições de trabalho enfrentadas no exercício da docência temporária. Os dados revelam que o aumento das contratações atípicas tornou-se uma prática cada vez mais comum e abrangente. A contratação temporária é vista como uma solução econômica para o sistema educacional, mas que gera um ambiente de insegurança, sobrecarga e desvalorização profissional. Os relatos das professoras entrevistadas mostram como essas modalidades de contratação contribuem para a precarização do trabalho docente, com profissionais enfrentando falta de estabilidade, salários reduzidos, ausência de benefícios e restrições a direitos básicos, como licença para cuidados familiares. A pressão para assumir múltiplas responsabilidades e a falta de garantias trabalhistas refletem características de uma gestão neoliberal que privilegia a redução de custos, flexibilizando o trabalho e ampliando a rotatividade dos profissionais. Essa situação impacta não só a saúde física e mental dos professores, mas também a qualidade do ensino e o desenvolvimento acadêmico e socioemocional dos estudantes, prejudicando o ambiente educacional como um todo. Os resultados indicam a necessidade de repensar as políticas educacionais e adotar medidas que valorizem o trabalho docente, como concursos regulares e cumprimento das leis trabalhistas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Del Pino, Mauro Augusto Burkert
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


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