Egressos do curso de cinema e audiovisual da UFPel: marcas identitárias
Resumo
Esta tese investiga as marcas identitárias dos egressos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), considerando a identidade como um discurso dinâmico, suscetível a transformações, incoerências e vacilações (HALL, 2020). A pesquisa explora como os egressos articulam suas marcas identitárias em meio às tensões entre formação acadêmica, mercado de trabalho e práticas culturais no campo audiovisual, sem buscar respostas definitivas, mas sim compreendendo os diálogos e disputas que constroem essas trajetórias. Quanto ao campo teórico buscou-se contribuições dos estudos culturais que seguem a perspectiva pós-estruturalista e de autores que se aproximam desta perspectiva (HALL, 2003, 2020; WOODWARD, 2014; SILVA, 2014; BAUMAN, 2005). Esta pesquisa defende que a constituição das marcas identitárias dos egressos do curso de Cinema e Audiovisual está intrinsecamente ligada às dinâmicas culturais e discursivas contemporâneas, conforme analisadas nos Estudos Culturais. A partir dessa perspectiva, investiga-se como essas marcas identitárias são negociadas e transformadas em meio às tensões entre formação acadêmica, mercado de trabalho e práticas culturais, ressaltando a fluidez e os conflitos que caracterizam a identidade na contemporaneidade. Para alcançar esse objetivo e outros mais específicos, faz-se necessário: compreender os discursos e as demandas atuais que disputam as identidades desses profissionais; e dialogar com os egressos para conhecer e refletir criticamente sobre como, na contemporaneidade, estão construindo suas identidades. Os resultados identificam marcas identitárias como o generalismo profissional, a reflexão crítica, a importância dos laços sociais, os conflitos da identidade profissional e os desafios de inserção no mercado de trabalho, que se configuram como elementos centrais na construção das marcas identitárias desses profissionais.