dc.creator | Souza, Marco Aurélio da Cruz | |
dc.creator | Nascimento, Flávia Marchi | |
dc.creator | Chagas, Jean Dornelles | |
dc.creator | Iracet, Filipe | |
dc.date.accessioned | 2025-07-23T08:31:31Z | |
dc.date.available | 2025-07-23T08:31:31Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Marco Aurelio da Cruz et al. A INSERÇÃO DA PRÁTICA DE DANÇA EM UMA ESCOLA DE CAMPO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO COREOGRÁFICA. Revista da FUNDARTE, [S. l.], v. 59, n. 59, p. e1421, 2024. DOI: 10.19179/rdf.v59i59.1421. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1421. Acesso em: 10 jul. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16670 | |
dc.description.abstract | O presente artigo resulta de reflexões sobre a prática do componente curricular Estágio em Dança III, do curso de Dança - Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas/RS, realizada com estudantes do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Garibaldi (escola de campo). A proposta do estágio foi trabalhar composição coreográfica com os alunos para além do ato conhecer o conteúdo, mas também de dançar, estimular a criatividade e diferentes formas de expressão, conhecer novas possibilidades de movimentos, perceber a si mesmo e aos outros, e promover essas experimentações corporais que não estão presentes no dia a dia de forma gradual no decorrer das aulas. Para tanto foi utilizado nos processos a busca por movimentos do cotidiano para implementar essas práticas e na construção de repertório em relação a Dança e na construção do trabalho coreográfico desenvolvido coletivamente no desenvolvimento das competências das linguagens da BNCC. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | FUNDARTE | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Composição | pt_BR |
dc.subject | Escola de campo | pt_BR |
dc.subject | Dance | pt_BR |
dc.subject | Composition | pt_BR |
dc.subject | Rural school | pt_BR |
dc.title | A inserção da prática de dança em uma escola de campo: processos de criação coreográfica | pt_BR |
dc.title.alternative | The insertion of dance practice in a field school: processes of choreographic creation | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1421 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |