Mostrar el registro sencillo del ítem
Prática reflexiva antirracista ancorada na ABP
dc.creator | Martins, Adriana Mello Almeida | |
dc.creator | Ávila, Christiano Martino Otero | |
dc.creator | Debacco, Maria Simone | |
dc.date.accessioned | 2025-07-28T18:11:45Z | |
dc.date.available | 2025-07-28T18:11:45Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | MARTINS, Adriana Mello Almeida; ÁVILA, Christiano Martino Otero; DEBACCO, Maria Simone. Prática reflexiva antirracista ancorada na ABP. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 24, 2022. Anais...Pelotas: UFPel, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16757 | |
dc.description.abstract | O presente estudo problematiza a Prática Pedagógica Antirracista no ambiente escolar, com auxílio da ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos). Seu objetivo é refletir o Antirracismo, através de diversas formas, nas quais se apresenta o Racismo na sociedade e de que maneira podemos minimizá-lo. O ambiente escolar é uma relevante instituição social que dá prosseguimento ao processo de socialização iniciado pela família e pode ser o primeiro local de contato com o preconceito racial. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) apresentada neste estudo, estruturou-se em forma de um projeto, que encaminhou uma temática e uma prática, Antirracista, que sistematicamente não é trazida à reflexão, dentro do currículo, nem dos planejamentos dos docentes. O Projeto foi executado na Escola Municipal Técnica Antenor Gonçalves Pereira, Geteco Técnico, situada na cidade de Bagé, RS, nos cursos de Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade e Técnico em Gestão Imobiliária. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFPel | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica antirracista | pt_BR |
dc.subject | ABP (Aprendizagem baseada em projetos) | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | Prática reflexiva antirracista ancorada na ABP | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |