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dc.creatorArruda, Gabriela Diel de
dc.date.accessioned2025-07-30T15:54:03Z
dc.date.available2025-07-29
dc.date.available2025-07-30T15:54:03Z
dc.date.issued2022-04-18
dc.identifier.citationARRUDA, Gabriela Diel de. A prática pedagógica em Educação Física na Área de Linguagens: um estudo a partir da BNCC. Orientadora: Profa. Dra. Mariângela da Rosa Afonso. 2022. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16781
dc.description.abstractThe literature presents some conflicting opinions about physical education in langue area subjects. Because of that, this study aimed to analyze the interdisciplinary pedagogical practice of the Language Area from the perspective of Physical Education teachers from public institutions in cities in the south of Rio Grande do Sul state. The study was conducted through a qualitative approach. The data was collected in a virtual environment through a questionnaire with open and closed questions and submitted to Content Analysis. The project was approved by the Ethics and Research Committee of the Superior School of Physical Education from the Federal University of Pelotas. The research sample consisted of 39 teachers who participated voluntarily, and are teachers of the basic public education network in the municipalities of Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul, and Turuçu. They all work in Elementary School, with 16 teachers in earlier years (1st to 5th grade in Brazil's System) and 23 teachers in final years (6th to 9th grade in Brazil's System). As a result, teachers can meet the National Common Curricular Base's assumptions when they allow themselves to develop interdisciplinary practices in the context of the Language Area. The prior experiences were related, in the initial years, to the literacy and literacy process. In the final years, in conjunction with the Portuguese language, the activities were focused on the theme of physical activity and health and the development of textual production. In the field of Art, the protagonism of interdisciplinary practices took place through the content of Dance. In partnership with the English Language, the critical reflection on songs in the language linked to culture, the protagonism of students, and Dance as the conductive body practice of the activity stands out. These were the main findings, which were formatted in an article being one of the final products of the Dissertation. Furthermore, the empirical data referring to the pedagogical practice linked to the development of competencies showed that despite studies indicating several challenges related to the curricular structure of the commom core curriculum, teachers, in most cases, claim that they plan and manage to develop with their students the aforementioned specific competencies of language subjects area and Physical Education.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLinguagenspt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLanguagespt_BR
dc.titleA prática pedagógica em Educação Física na Área de Linguagens: um estudo a partir da BNCCpt_BR
dc.title.alternativeThe Physical Education Pedagogical practice in the Languages Area: a study based on the BNCCpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0828053277758691pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0002-8853-719Xpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5202830028335096pt_BR
dc.description.resumoA partir de uma lacuna identificada na literatura, no que concerne a prática pedagógica da Educação Física no contexto da Área de Linguagens, esta pesquisa de mestrado objetivou analisar a prática pedagógica interdisciplinar da Área de Linguagens na perspectiva de professores de Educação Física da rede de ensino público de municípios do sul do Rio Grande do Sul. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, na qual a coleta de dados foi realizada em ambiente virtual através de um questionário, de cunho misto, que compreendia aspectos relacionados à Educação Física e Educação Básica. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo. A amostra da pesquisa foi composta por 39 professores que participaram voluntariamente, e são docentes da rede básica de ensino público dos municípios de Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Turuçu. Todos atuam no Ensino Fundamental, 16 professores nos anos iniciais e 23 professores nos anos finais. Constatou-se que os professores conseguem atender aos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular, quando se permitem desenvolver práticas interdisciplinares, no contexto da Área de Linguagens. As principais experiências foram relacionadas, nos anos iniciais, ao processo de alfabetização e letramento e nos anos finais em articulação com a Língua Portuguesa as atividades foram focalizadas na temática de atividade física e saúde e o desenvolvimento de produção textual. No campo da Arte o protagonismo das práticas interdisciplinares deu-se por meio do conteúdo da Dança. Em parceria com a Língua Inglesa se destaca a reflexão crítica sobre músicas do idioma atrelado à cultura desse, o protagonismo dos alunos e a dança como a prática corporal condutora da atividade. Esses foram os principais achados, os quais foram formatados em um artigo sendo um dos produtos finais da Dissertação. Ademais, os dados empíricos referentes à prática pedagógica atrelada ao desenvolvimento das competências demonstraram que apesar de estudos indicarem diversos desafios relacionados à estrutura curricular da Base Nacional Comum Curricular, os professores na maioria dos casos alegaram que planejam e conseguem desenvolver com seus alunos as referidas competências específicas da Área de Linguagens e Educação Física respectivamente.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Mariângela da Rosa
dc.subject.cnpq1EDUCACAO FISICApt_BR


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