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A prática pedagógica em Educação Física na Área de Linguagens: um estudo a partir da BNCC

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Dissertação_Gabriela Diel de Arruda.pdf (5.165Mb)
Data
2022-04-18
Autor
Arruda, Gabriela Diel de
Metadata
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Resumo
A partir de uma lacuna identificada na literatura, no que concerne a prática pedagógica da Educação Física no contexto da Área de Linguagens, esta pesquisa de mestrado objetivou analisar a prática pedagógica interdisciplinar da Área de Linguagens na perspectiva de professores de Educação Física da rede de ensino público de municípios do sul do Rio Grande do Sul. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, na qual a coleta de dados foi realizada em ambiente virtual através de um questionário, de cunho misto, que compreendia aspectos relacionados à Educação Física e Educação Básica. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo. A amostra da pesquisa foi composta por 39 professores que participaram voluntariamente, e são docentes da rede básica de ensino público dos municípios de Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Turuçu. Todos atuam no Ensino Fundamental, 16 professores nos anos iniciais e 23 professores nos anos finais. Constatou-se que os professores conseguem atender aos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular, quando se permitem desenvolver práticas interdisciplinares, no contexto da Área de Linguagens. As principais experiências foram relacionadas, nos anos iniciais, ao processo de alfabetização e letramento e nos anos finais em articulação com a Língua Portuguesa as atividades foram focalizadas na temática de atividade física e saúde e o desenvolvimento de produção textual. No campo da Arte o protagonismo das práticas interdisciplinares deu-se por meio do conteúdo da Dança. Em parceria com a Língua Inglesa se destaca a reflexão crítica sobre músicas do idioma atrelado à cultura desse, o protagonismo dos alunos e a dança como a prática corporal condutora da atividade. Esses foram os principais achados, os quais foram formatados em um artigo sendo um dos produtos finais da Dissertação. Ademais, os dados empíricos referentes à prática pedagógica atrelada ao desenvolvimento das competências demonstraram que apesar de estudos indicarem diversos desafios relacionados à estrutura curricular da Base Nacional Comum Curricular, os professores na maioria dos casos alegaram que planejam e conseguem desenvolver com seus alunos as referidas competências específicas da Área de Linguagens e Educação Física respectivamente.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16781
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

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