Mostrar el registro sencillo del ítem
Impactos da pandemia do COVID-19 em indicadores de saúde de estudantes do ensino médio de Pelotas/RS
dc.creator | Motta, Tamires Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2025-07-31T09:51:31Z | |
dc.date.available | 2025-07-29 | |
dc.date.available | 2025-07-31T09:51:31Z | |
dc.date.issued | 2022-12-12 | |
dc.identifier.citation | MOTTA, Tamires Carvalho. Impactos da pandemia do COVID-19 em indicadores de saúde de estudantes do ensino médio de Pelotas/RS. Orientador: Gabriel Gustavo Bergmann. 2022. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16793 | |
dc.description.abstract | With the return of face-to-face school activities, two years after the COVID-19 pandemic in Brazil, school directors and teachers need to plan based on information about the student's health. The study's objective was to compare the perception of body mass, health-related behaviors and mental health of adolescent schoolchildren during the period of return to presential school activities with the period before COVID-19 pandemic. The study was carried out with 425 students (16.96±1.39 years; 60.2% female) randomly selected from public and private schools in Pelotas/RS. For data collection, a self-completion questionnaire was used, containing retrospective and current questions about different health markers. The results indicated that there was an increase in body mass, a reduction in physical activity levels, a decrease in sleep time, and a worsening in mental health (the last one only for girls) (p<0.05) at the present time when compared to the period prior to the pandemic. On the other hand, unhealthy eating habits reduced and recreational screen time decreased, showing better results (p<0.05) in the current moment than in the period before the pandemic.These results show a complex panorama concerning the health of adolescents in the period of resumption of presential activities, making this return a challenge for the adolescents themselves, their families, teachers and for schools. Therefore, the data found become extremely relevant and may help in the creation of strategies and public policies. Still, for teachers, especially Physical Education teachers, the results found can help to understand better the impacts of the pandemic on different adolescent school health markers. Such results contribute to the professional training and pedagogical practice of teachers, assisting in their planning during the school period in order to provide improvements in the physical and mental health of students. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Adolescents | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | Heath | pt_BR |
dc.title | Impactos da pandemia do COVID-19 em indicadores de saúde de estudantes do ensino médio de Pelotas/RS | pt_BR |
dc.title.alternative | Impacts of the COVID-19 pandemic on health indicators of high school students in Pelotas/RS | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1493630132166232 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7751701952514459 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o retorno das atividades escolares presenciais após dois anos do início da pandemia do COVID-19 no Brasil, o acesso a informações sobre a saúde dos escolares é essencial para a direção de escolas e para professores realizarem seus planejamentos. O objetivo do estudo foi comparar a percepção sobre a massa corporal, comportamentos relacionados à saúde, e a saúde mental de escolares adolescentes durante o período de retorno às atividades escolares presenciais com o período anterior à pandemia de COVID-19. O estudo foi realizado com 425 escolares (16,96±1,39 anos; 60,2% do sexo feminino) selecionados aleatoriamente de escolas das redes pública e privada de Pelotas/RS. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário de autopreenchimento contendo perguntas retrospectivas e atuais sobre diferentes marcadores de saúde. Os resultados indicaram que houve aumento da massa corporal, redução dos níveis de atividade física, diminuição no tempo de sono, e piora na saúde mental (este último apenas para as meninas) (p<0,05) no momento atual quando comparados ao período anterior à pandemia. Por outro lado, hábitos alimentares não saudáveis reduziram e tempo de tela recreativo diminuiu, apresentando melhores resultados (p<0,05) no momento atual do que no período anterior à pandemia. Estes resultados mostram um complexo panorama em relação à saúde de adolescentes no período de retomada das atividades presencias, tornando o retorno às atividades escolares presenciais um desafio para os próprios adolescentes, seus familiares, para professores, e para as escolas. Sendo assim, os dados encontrados, tornam-se de extrema relevância, podendo auxiliar na criação de estratégias e políticas públicas. Ainda, para os professores, em especial aos professores de Educação Física, os resultados encontrados auxiliam para a melhor compreensão sobre os impactos da pandemia em diferentes marcadores de saúde escolares adolescentes. Tais resultados, contribuem para a formação profissional e para a prática pedagógica dos professores, auxiliando em seus planejamentos durante o período letivo com intuito de proporcionar melhorias na saúde física e mental dos escolares. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bergmann, Gabriel Gustavo | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGEF: Dissertações e Teses [348]
Abrange as dissertações e teses da área de Pós-Graduação em Educação física.