Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMotta, Tamires Carvalho
dc.date.accessioned2025-07-31T09:51:31Z
dc.date.available2025-07-29
dc.date.available2025-07-31T09:51:31Z
dc.date.issued2022-12-12
dc.identifier.citationMOTTA, Tamires Carvalho. Impactos da pandemia do COVID-19 em indicadores de saúde de estudantes do ensino médio de Pelotas/RS. Orientador: Gabriel Gustavo Bergmann. 2022. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16793
dc.description.abstractWith the return of face-to-face school activities, two years after the COVID-19 pandemic in Brazil, school directors and teachers need to plan based on information about the student's health. The study's objective was to compare the perception of body mass, health-related behaviors and mental health of adolescent schoolchildren during the period of return to presential school activities with the period before COVID-19 pandemic. The study was carried out with 425 students (16.96±1.39 years; 60.2% female) randomly selected from public and private schools in Pelotas/RS. For data collection, a self-completion questionnaire was used, containing retrospective and current questions about different health markers. The results indicated that there was an increase in body mass, a reduction in physical activity levels, a decrease in sleep time, and a worsening in mental health (the last one only for girls) (p<0.05) at the present time when compared to the period prior to the pandemic. On the other hand, unhealthy eating habits reduced and recreational screen time decreased, showing better results (p<0.05) in the current moment than in the period before the pandemic.These results show a complex panorama concerning the health of adolescents in the period of resumption of presential activities, making this return a challenge for the adolescents themselves, their families, teachers and for schools. Therefore, the data found become extremely relevant and may help in the creation of strategies and public policies. Still, for teachers, especially Physical Education teachers, the results found can help to understand better the impacts of the pandemic on different adolescent school health markers. Such results contribute to the professional training and pedagogical practice of teachers, assisting in their planning during the school period in order to provide improvements in the physical and mental health of students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectAdolescentspt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectHeathpt_BR
dc.titleImpactos da pandemia do COVID-19 em indicadores de saúde de estudantes do ensino médio de Pelotas/RSpt_BR
dc.title.alternativeImpacts of the COVID-19 pandemic on health indicators of high school students in Pelotas/RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1493630132166232pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7751701952514459pt_BR
dc.description.resumoCom o retorno das atividades escolares presenciais após dois anos do início da pandemia do COVID-19 no Brasil, o acesso a informações sobre a saúde dos escolares é essencial para a direção de escolas e para professores realizarem seus planejamentos. O objetivo do estudo foi comparar a percepção sobre a massa corporal, comportamentos relacionados à saúde, e a saúde mental de escolares adolescentes durante o período de retorno às atividades escolares presenciais com o período anterior à pandemia de COVID-19. O estudo foi realizado com 425 escolares (16,96±1,39 anos; 60,2% do sexo feminino) selecionados aleatoriamente de escolas das redes pública e privada de Pelotas/RS. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário de autopreenchimento contendo perguntas retrospectivas e atuais sobre diferentes marcadores de saúde. Os resultados indicaram que houve aumento da massa corporal, redução dos níveis de atividade física, diminuição no tempo de sono, e piora na saúde mental (este último apenas para as meninas) (p<0,05) no momento atual quando comparados ao período anterior à pandemia. Por outro lado, hábitos alimentares não saudáveis reduziram e tempo de tela recreativo diminuiu, apresentando melhores resultados (p<0,05) no momento atual do que no período anterior à pandemia. Estes resultados mostram um complexo panorama em relação à saúde de adolescentes no período de retomada das atividades presencias, tornando o retorno às atividades escolares presenciais um desafio para os próprios adolescentes, seus familiares, para professores, e para as escolas. Sendo assim, os dados encontrados, tornam-se de extrema relevância, podendo auxiliar na criação de estratégias e políticas públicas. Ainda, para os professores, em especial aos professores de Educação Física, os resultados encontrados auxiliam para a melhor compreensão sobre os impactos da pandemia em diferentes marcadores de saúde escolares adolescentes. Tais resultados, contribuem para a formação profissional e para a prática pedagógica dos professores, auxiliando em seus planejamentos durante o período letivo com intuito de proporcionar melhorias na saúde física e mental dos escolares.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Bergmann, Gabriel Gustavo
dc.subject.cnpq1EDUCACAO FISICApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem