Impactos da pandemia do COVID-19 em indicadores de saúde de estudantes do ensino médio de Pelotas/RS
Resumo
Com o retorno das atividades escolares presenciais após dois anos do início da
pandemia do COVID-19 no Brasil, o acesso a informações sobre a saúde dos
escolares é essencial para a direção de escolas e para professores realizarem seus
planejamentos. O objetivo do estudo foi comparar a percepção sobre a massa
corporal, comportamentos relacionados à saúde, e a saúde mental de escolares
adolescentes durante o período de retorno às atividades escolares presenciais com
o período anterior à pandemia de COVID-19. O estudo foi realizado com 425
escolares (16,96±1,39 anos; 60,2% do sexo feminino) selecionados aleatoriamente
de escolas das redes pública e privada de Pelotas/RS. Para a coleta dos dados foi
utilizado um questionário de autopreenchimento contendo perguntas retrospectivas e
atuais sobre diferentes marcadores de saúde. Os resultados indicaram que houve
aumento da massa corporal, redução dos níveis de atividade física, diminuição no
tempo de sono, e piora na saúde mental (este último apenas para as meninas)
(p<0,05) no momento atual quando comparados ao período anterior à pandemia. Por
outro lado, hábitos alimentares não saudáveis reduziram e tempo de tela recreativo
diminuiu, apresentando melhores resultados (p<0,05) no momento atual do que no
período anterior à pandemia. Estes resultados mostram um complexo panorama em
relação à saúde de adolescentes no período de retomada das atividades presencias,
tornando o retorno às atividades escolares presenciais um desafio para os próprios
adolescentes, seus familiares, para professores, e para as escolas. Sendo assim, os
dados encontrados, tornam-se de extrema relevância, podendo auxiliar na criação
de estratégias e políticas públicas. Ainda, para os professores, em especial aos
professores de Educação Física, os resultados encontrados auxiliam para a melhor
compreensão sobre os impactos da pandemia em diferentes marcadores de saúde
escolares adolescentes. Tais resultados, contribuem para a formação profissional e
para a prática pedagógica dos professores, auxiliando em seus planejamentos
durante o período letivo com intuito de proporcionar melhorias na saúde física e
mental dos escolares.