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dc.creatorLafuente, Lilian Signorini
dc.date.accessioned2025-08-06T19:11:56Z
dc.date.available2025-08-06
dc.date.available2025-08-06T19:11:56Z
dc.date.issued2025-04-25
dc.identifier.citationLAFUENTE, Lilian Signorini. Leituras e leitores no contexto prisional: o projeto Carrinho da Leitura como forma de remição penal (Presídio Estadual de Camaquã/RS, 2017-2023). Orientadora: Lisiane Sias Manke. 2025. 147f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16855
dc.description.abstractThis work, developed in the postgraduate course in History at the Federal University of Pelotas, aims, based on the theoretical and methodological principles of Cultural History, to give visibility to the existence of written culture in the prison environment. From this perspective, we seek to analyze the development of the sentence remission project through reading, implemented at the Camaquã State Prison, called “Reading Cart: encouraging reading as a form of liberation,” as well as the reading practices and appropriation of reading carried out by individuals deprived of liberty. The “Reading Cart” project was created in 2017 with the purpose of promoting and making reading practices accessible to all incarcerated individuals in that facility. Thus, it preceded the formal regulation of sentence remission through reading, which took place in 2021. The time frame selected for this research is the period between 2017 and 2023, as this span encompasses the creation and implementation of the project. The year 2023 was chosen as the endpoint because it marks the moment when field research and data collection were conducted. Based on a qualitative ethnographic methodology combined with documentary research, this study aims to understand the various aspects of the analyzed phenomenon and its particularities. In addition to institutional documents, the reading reports composed by written reflections form a diverse documentary corpus that allows for multiple approaches to analyzing the topic under investigation. Understanding the relationship different groups specifically incarcerated individuals establish with reading and writing is fundamental to the history of reading, and more specifically, to the success of sentence remission projects based on reading.That said, we seek to collaborate in studies on reading and writing practices inserted in a unique context, which is the prison context, unknown to a large part of society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistória das práticas de leitura e escritapt_BR
dc.subjectRemição de penapt_BR
dc.subjectPresídio estadual de Camaquã/RSpt_BR
dc.subjectProjeto Carrinho da Leiturapt_BR
dc.subjectHistory of reading and writing practicespt_BR
dc.subjectSentence remissionpt_BR
dc.subjectCamaquã state prison/RSpt_BR
dc.subjectReading Cart Projectpt_BR
dc.titleLeituras e leitores no contexto prisional: o projeto Carrinho da Leitura como forma de remição penal (Presídio Estadual de Camaquã/RS, 2017-2023)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9360331635120019pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6912448656987357pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, desenvolvido no curso de pós-graduação em História da Universidade Federal de Pelotas, pretende, alicerçado nos princípios teóricos e metodológicos da História Cultural, dar visibilidade à existência de cultura escrita no ambiente prisional. Nessa perspectiva, buscamos analisar a constituição do projeto de remição da pena pela leitura desenvolvido no Presídio Estadual de Camaquã, chamado “Carrinho da Leitura: estimulando a leitura como forma de libertação”, assim como os modos de ler e a apropriação da leitura realizada por pessoas privadas de liberdade. O projeto “Carrinho da Leitura” foi criado em 2017 com intuito de estimular e de tornar a prática da leitura acessível a todas as pessoas privadas de liberdade naquele presídio. Assim, precedeu a regulamentação da remição da pena pela leitura, que ocorreu no ano de 2021. O recorte temporal selecionado para a pesquisa é o período que compreende os anos 2017 a 2023, visto que, nesse intervalo de tempo, ocorreu a criação e a implantação do projeto. Já a escolha do ano de 2023 como marco final deve-se ao fato de ser o momento em que ocorre a pesquisa de campo e a coleta das fontes. Alicerçados em uma metodologia qualitativa de cunho etnográfico e aliados à pesquisa documental, buscamos compreender os mais diferentes aspectos do fenômeno analisado e suas particularidades. Além dos documentos institucionais, os relatórios de leituras, constituídos por escritos, formam um corpus documental diversificado que permite diferentes possibilidades de análise do tema investigado. Conhecer a relação que os diferentes públicos estabelecem com a leitura e a escrita, neste caso, os aprisionados, é fundamental para a história da leitura, e, mais especificamente, para o sucesso dos projetos de remição da pena pela leitura. Dito isto, buscamos colaborar nos estudos sobre as práticas de leitura e de escrita inseridas em um contexto singular, que é o contexto prisional, desconhecido por grande parte da sociedade.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Manke, Lisiane Sias
dc.subject.cnpq1HISTORIApt_BR


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