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dc.creatorFabris, Fábio Olesiak
dc.date.accessioned2025-08-07T23:22:08Z
dc.date.available2025-08-07T23:22:08Z
dc.date.issued2010-11-30
dc.identifier.citationFABRIS, Fabio Olesiak. Oportunidades e pontos críticos ligados à comercialização de sementes de soja. 2010. 38f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes) - Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16920
dc.description.abstractThe sustainability of a seeds company is related to the way how this company perceives the constant changes verified in agribusiness and manage, through this perception, adjust the needs imposed by the system. The aim of this study was to research with the customers of a seeds company from Alto Uruguai-RS, what they thinking about the competitive criteria involved in soybean seeds agribusiness. In order to position them to identify opportunities and critical points that can help in decisions of short, medium and long term to obtain competitive advantage against competitors. For that four competitive dimensions (technical, management, marketing and image) were established. The research was conducted in 2009 by a questionnaire applied to eighteen most important customers of the company, from region northwest – RS, west - PR and south center - MS. So as to identify the company’s performance against direct competitors was used the information from the departments of marketing, sales and staff from the company, and the directors itself. From the results “Importance x performance” matrix was generated. The dada showed that the company need to advance in thirteen of twelve criteria, indeed priority is competitive advantage against competitors, therefore the criteria was in Improvement Zone. However, none criteria were in Excess or Urgent Action Zone, showing that the company manage to balance the various criteria. For this that company is, in minimum, in same level of these direct competitors, being better than in some important points like ethics, company’s localization and internet negotiations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectOportunidadespt_BR
dc.subjectAmeaçaspt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectCritérios competitivospt_BR
dc.subjectOpportunitiespt_BR
dc.subjectThreatspt_BR
dc.subjectCompetitive advantagept_BR
dc.subjectCompetitive criteriapt_BR
dc.titleOportunidades e pontos críticos ligados à comercialização de sementes de sojapt_BR
dc.title.alternativeOpportunities and critical points related to the commercialization of soybean seedspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1724382357148575pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7887740210452571pt_BR
dc.description.resumoA sustentabilidade de uma empresa de sementes está relacionada à forma como essa percebe as mudanças constantes verificadas no setor e consegue, através dessa percepção, adequar-se às necessidades impostas pelo sistema. O objetivo desse trabalho foi buscar, junto aos clientes de uma empresa de sementes da região do Alto Uruguai-RS, qual a visão desses quanto aos critérios competitivos envolvidos no negócio de sementes de soja e, a partir desse posicionamento, identificar oportunidades e pontos críticos que possam ajudar nas decisões de curto, médio e longo prazo, visando obter, com isso, vantagem competitiva frente aos concorrentes. Para isso foram estabelecidas quatro dimensões competitivas (técnicas, de gestão, de comercialização e de imagem). A pesquisa foi realizada no ano de 2009, através de um questionário aplicado aos 18 principais clientes da empresa, sediados na região noroeste do RS, oeste do PR e centro-sul do MS. Para identificar o desempenho da empresa frente aos concorrentes diretos utilizou-se das informações dos departamentos de marketing, de vendas e técnico da empresa, bem como dos diretores da mesma. A partir dos resultados foi contruída a matriz “Importância x Desempenho”. Os dados mostraram que a empresa precisa avançar em 13 dos 20 critérios, caso priorize vantagem competitiva frente aos concorrentes, pois os mesmos foram enquadrados na zona de melhoramento. No entanto, nenhum dos critérios ficaram nas zonas de excesso ou de ação urgente, mostrando que a empresa consegue equilibrar os mais variados critérios. Isso mostra que a mesma encontra-se, no mínimo, no mesmo nível dos seus concorrentes diretos, sendo superior a esses em alguns pontos importantes como a ética, localização da empresa e negociações via internet.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementespt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Zimmer, Paulo Dejalma
dc.subject.cnpq1AGRONOMIApt_BR


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