dc.creator | Fabris, Fábio Olesiak | |
dc.date.accessioned | 2025-08-07T23:22:08Z | |
dc.date.available | 2025-08-07T23:22:08Z | |
dc.date.issued | 2010-11-30 | |
dc.identifier.citation | FABRIS, Fabio Olesiak. Oportunidades e pontos críticos ligados à comercialização de sementes de soja. 2010. 38f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes) - Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16920 | |
dc.description.abstract | The sustainability of a seeds company is related to the way how this company
perceives the constant changes verified in agribusiness and manage, through
this perception, adjust the needs imposed by the system. The aim of this study
was to research with the customers of a seeds company from Alto Uruguai-RS,
what they thinking about the competitive criteria involved in soybean seeds
agribusiness. In order to position them to identify opportunities and critical
points that can help in decisions of short, medium and long term to obtain
competitive advantage against competitors. For that four competitive
dimensions (technical, management, marketing and image) were established.
The research was conducted in 2009 by a questionnaire applied to eighteen
most important customers of the company, from region northwest – RS, west -
PR and south center - MS. So as to identify the company’s performance against
direct competitors was used the information from the departments of marketing,
sales and staff from the company, and the directors itself. From the results
“Importance x performance” matrix was generated. The dada showed that the
company need to advance in thirteen of twelve criteria, indeed priority is
competitive advantage against competitors, therefore the criteria was in
Improvement Zone. However, none criteria were in Excess or Urgent Action
Zone, showing that the company manage to balance the various criteria. For
this that company is, in minimum, in same level of these direct competitors,
being better than in some important points like ethics, company’s localization
and internet negotiations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Oportunidades | pt_BR |
dc.subject | Ameaças | pt_BR |
dc.subject | Vantagem competitiva | pt_BR |
dc.subject | Critérios competitivos | pt_BR |
dc.subject | Opportunities | pt_BR |
dc.subject | Threats | pt_BR |
dc.subject | Competitive advantage | pt_BR |
dc.subject | Competitive criteria | pt_BR |
dc.title | Oportunidades e pontos críticos ligados à comercialização de sementes de soja | pt_BR |
dc.title.alternative | Opportunities and critical points related to the commercialization of soybean seeds | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1724382357148575 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7887740210452571 | pt_BR |
dc.description.resumo | A sustentabilidade de uma empresa de sementes está relacionada à forma
como essa percebe as mudanças constantes verificadas no setor e consegue,
através dessa percepção, adequar-se às necessidades impostas pelo sistema.
O objetivo desse trabalho foi buscar, junto aos clientes de uma empresa de
sementes da região do Alto Uruguai-RS, qual a visão desses quanto aos
critérios competitivos envolvidos no negócio de sementes de soja e, a partir
desse posicionamento, identificar oportunidades e pontos críticos que possam
ajudar nas decisões de curto, médio e longo prazo, visando obter, com isso,
vantagem competitiva frente aos concorrentes. Para isso foram estabelecidas
quatro dimensões competitivas (técnicas, de gestão, de comercialização e de
imagem). A pesquisa foi realizada no ano de 2009, através de um questionário
aplicado aos 18 principais clientes da empresa, sediados na região noroeste do
RS, oeste do PR e centro-sul do MS. Para identificar o desempenho da
empresa frente aos concorrentes diretos utilizou-se das informações dos
departamentos de marketing, de vendas e técnico da empresa, bem como dos
diretores da mesma. A partir dos resultados foi contruída a matriz “Importância
x Desempenho”. Os dados mostraram que a empresa precisa avançar em 13
dos 20 critérios, caso priorize vantagem competitiva frente aos concorrentes,
pois os mesmos foram enquadrados na zona de melhoramento. No entanto,
nenhum dos critérios ficaram nas zonas de excesso ou de ação urgente,
mostrando que a empresa consegue equilibrar os mais variados critérios. Isso
mostra que a mesma encontra-se, no mínimo, no mesmo nível dos seus
concorrentes diretos, sendo superior a esses em alguns pontos importantes
como a ética, localização da empresa e negociações via internet. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS AGRARIAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Zimmer, Paulo Dejalma | |
dc.subject.cnpq1 | AGRONOMIA | pt_BR |