dc.creator | Souza, Desirée Goulart | |
dc.date.accessioned | 2025-08-08T11:35:38Z | |
dc.date.available | 2025-07-30 | |
dc.date.available | 2025-08-08T11:35:38Z | |
dc.date.issued | 2024-12-16 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Desirée Goulart. Efeitos da ameaça sutil de estereótipo de gênero na aprendizagem de uma habilidade motora da dança em crianças. Orientadora: Priscila Lopes Cardozo. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16928 | |
dc.description.abstract | The aim of this study was to check the gender stereotype subtle threat effects on
learning a dance motor skill, pirouette, in children. Sixty-four boys with an average
age of 9.17 years did a pirouette en dehors from the fourth position. The
participants were randomized and equated for their ages in four experimental
groups: Subtle Stereotype Threat group (SST), Reduced Stereotype Threat
group (RST), Reduced and Subtle Stereotype Threat group (R – SST) and
Control group (C). The study was carried out in three stages: two pre-test
attempts and fifteen practice attempts on the first day and five attempts in the
retention test with no induction related to Stereotype on the second day. After the
pre-test, the participants watched videos about pirouette performances according
to experimental manipulation. The participants watched a video twice. The first
group (SST) watched a video of an expert woman's pirouette performance. The
second group (RST) watched a video of an expert man's pirouette performance.
The third group (R-SST) watched both videos but one participant watched the
woman’s video first and then the man’s. Another participant watched the man's
video first and then the woman’s and so on. The Control group did not watch any
videos. After the fifth and tenth attempts, reinforcement over the experimental
manipulation were provided. Intrinsic motivation, affective style and persistence
questionnaires were submitted to the participants after the pre-test, practice
stage and before the retention test. At the end of the third stage, the manipulation
check was applied. The results showed that the SST and Control groups had a
worse performance and learning than the other groups with reduced threat (RST
and R-SST). The study concluded that the subtle stereotype threat impaired the
performance and learning of a children’s dance skill. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem motora | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Estereótipo | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Motor learning | pt_BR |
dc.subject | Motivation | pt_BR |
dc.subject | Stereotype | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Children | pt_BR |
dc.title | Efeitos da ameaça sutil de estereótipo de gênero na aprendizagem de uma habilidade motora da dança em crianças | pt_BR |
dc.title.alternative | Effects of the subtle threat of gender stereotypes on children's motor skill learning in dance | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0009-0005-2736-2532 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3371188347443950 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0002-9488-9597 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1712413211458082 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da ameaça sutil de
estereótipo de gênero na aprendizagem de uma habilidade motora da dança, a
pirueta, em crianças. Sessenta e quatro meninos, com idade média de 9,17 anos
(DP = 0,984) realizaram a pirueta en dehors, a partir da quarta posição. Os
participantes foram randomizados e equiparados em relação à idade em quatro
grupos experimentais: grupo Ameaça de Estereótipo Sutil (AES), grupo Ameaça
de Estereótipo Reduzido (AER), grupo Ameaça de Estereótipo Sutil e Reduzida
(AES - R) e grupo Controle (C). Três fases compuseram o estudo: duas
tentativas de pré-teste e 15 tentativas de prática no primeiro dia e cinco tentativas
no teste de retenção induções relacionadas ao estereótipo no segundo dia. Após
o pré-teste, os participantes assistiram a vídeos de execução da pirueta
conforme manipulação experimental. Os participantes assistiram a um vídeo
duas vezes. Grupo AES o vídeo de uma modelo expert mulher, grupo AER o
vídeo de um modelo expert homem, o grupo AES-R o vídeo de ambos os
modelos realizando a pirueta, e de maneira alternada a cada participante (ex.,
modelo feminino/ modelo masculino X modelo masculino/ modelo feminino),
enquanto os participantes do grupo controle não assistiram ao vídeo. Reforços
sobre a manipulação experimental foram fornecidos após a quinta e décima
tentativa. Questionários de motivação intrínseca, afetos e persistência foram
aplicados após o pré-teste, fase de prática e antes do teste de retenção. Ao final
da terceira fase, foi aplicada a checagem de manipulação. Os resultados revelam
que os grupos AES e Controle apresentaram pior desempenho e aprendizagem
do que os grupos com redução da ameaça (AER e AES-R). Conclui-se que a
ameaça de estereotipo sutil prejudicou o desempenho e a aprendizagem de uma
habilidade da dança de crianças. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardozo, Priscila Lopes | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |