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Efeitos da ameaça sutil de estereótipo de gênero na aprendizagem de uma habilidade motora da dança em crianças

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Dissertação_Desirée Goulart Souza.pdf (3.167Mb)
Fecha
2024-12-16
Autor
Souza, Desirée Goulart
Metadatos
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Resumen
O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da ameaça sutil de estereótipo de gênero na aprendizagem de uma habilidade motora da dança, a pirueta, em crianças. Sessenta e quatro meninos, com idade média de 9,17 anos (DP = 0,984) realizaram a pirueta en dehors, a partir da quarta posição. Os participantes foram randomizados e equiparados em relação à idade em quatro grupos experimentais: grupo Ameaça de Estereótipo Sutil (AES), grupo Ameaça de Estereótipo Reduzido (AER), grupo Ameaça de Estereótipo Sutil e Reduzida (AES - R) e grupo Controle (C). Três fases compuseram o estudo: duas tentativas de pré-teste e 15 tentativas de prática no primeiro dia e cinco tentativas no teste de retenção induções relacionadas ao estereótipo no segundo dia. Após o pré-teste, os participantes assistiram a vídeos de execução da pirueta conforme manipulação experimental. Os participantes assistiram a um vídeo duas vezes. Grupo AES o vídeo de uma modelo expert mulher, grupo AER o vídeo de um modelo expert homem, o grupo AES-R o vídeo de ambos os modelos realizando a pirueta, e de maneira alternada a cada participante (ex., modelo feminino/ modelo masculino X modelo masculino/ modelo feminino), enquanto os participantes do grupo controle não assistiram ao vídeo. Reforços sobre a manipulação experimental foram fornecidos após a quinta e décima tentativa. Questionários de motivação intrínseca, afetos e persistência foram aplicados após o pré-teste, fase de prática e antes do teste de retenção. Ao final da terceira fase, foi aplicada a checagem de manipulação. Os resultados revelam que os grupos AES e Controle apresentaram pior desempenho e aprendizagem do que os grupos com redução da ameaça (AER e AES-R). Conclui-se que a ameaça de estereotipo sutil prejudicou o desempenho e a aprendizagem de uma habilidade da dança de crianças.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16928
Colecciones
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

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