Efeitos da ameaça sutil de estereótipo de gênero na aprendizagem de uma habilidade motora da dança em crianças
Resumen
O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da ameaça sutil de
estereótipo de gênero na aprendizagem de uma habilidade motora da dança, a
pirueta, em crianças. Sessenta e quatro meninos, com idade média de 9,17 anos
(DP = 0,984) realizaram a pirueta en dehors, a partir da quarta posição. Os
participantes foram randomizados e equiparados em relação à idade em quatro
grupos experimentais: grupo Ameaça de Estereótipo Sutil (AES), grupo Ameaça
de Estereótipo Reduzido (AER), grupo Ameaça de Estereótipo Sutil e Reduzida
(AES - R) e grupo Controle (C). Três fases compuseram o estudo: duas
tentativas de pré-teste e 15 tentativas de prática no primeiro dia e cinco tentativas
no teste de retenção induções relacionadas ao estereótipo no segundo dia. Após
o pré-teste, os participantes assistiram a vídeos de execução da pirueta
conforme manipulação experimental. Os participantes assistiram a um vídeo
duas vezes. Grupo AES o vídeo de uma modelo expert mulher, grupo AER o
vídeo de um modelo expert homem, o grupo AES-R o vídeo de ambos os
modelos realizando a pirueta, e de maneira alternada a cada participante (ex.,
modelo feminino/ modelo masculino X modelo masculino/ modelo feminino),
enquanto os participantes do grupo controle não assistiram ao vídeo. Reforços
sobre a manipulação experimental foram fornecidos após a quinta e décima
tentativa. Questionários de motivação intrínseca, afetos e persistência foram
aplicados após o pré-teste, fase de prática e antes do teste de retenção. Ao final
da terceira fase, foi aplicada a checagem de manipulação. Os resultados revelam
que os grupos AES e Controle apresentaram pior desempenho e aprendizagem
do que os grupos com redução da ameaça (AER e AES-R). Conclui-se que a
ameaça de estereotipo sutil prejudicou o desempenho e a aprendizagem de uma
habilidade da dança de crianças.