Narrativas docentes nos anos iniciais na zona rural: repertórios e sentidos na construção do professor de Educação Física
Resumo
O professor de Educação Física possui saberes e repertórios específicos de sua
formação e assim, tem o desafio de abordar os conhecimentos necessários para a
formação dos sujeitos em diferentes contextos. Esta pesquisa tem como foco a
compreensão da formação e construção do repertório docente a partir das narrativas
de Professores de Educação Física que atuam em escolas na Zona Rural do município
de Pelotas/RS. Para pensar a temática apresentada a investigação seguiu o cunho
qualitativo, caracterizando-se por ser um estudo biográfico. A amostra da pesquisa foi
caracterizada por intencionalidade, visto que essa pesquisa busca atingir professores
da rede municipal de ensino, que atuam com turmas dos anos iniciais e desenvolvem
seus trabalhos em escolas rurais. Participaram da pesquisa, cinco professores de
Educação Física de cinco escolas municipais diferentes da Zona Rural de Pelotas/RS.
Para a coleta de dados utilizamos dois instrumentos, o Roteiro Autobiográfico e a
Entrevista Semiestruturada que posteriormente foram averiguadas através da análise
de conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da ESEF-UFPEL e
registrada sob o nº 5.369.368 e faz parte do projeto de dissertação vinculado a linha
de pesquisa de Formação Profissional e Práticas Pedagógicas. Todos os participantes
receberam e assinaram o Termo de consentimento Livre e Esclarecido. Ao analisar os
dados apresentados, vemos através das informações extraídas das narrativas dos
professores, que cada um possui sua história, com elementos particulares originários
das experiências vividas ao longo das suas vidas e que estes elementos influenciam
na construção dos seus repertórios e na formação docente. Por fim, pensamos ser
apropriado afirmar que falar de experiências vivenciadas envolve a singularidade
humana, onde cada um traz elementos que os marcam e refletem na forma de se
constituir e que diferente não ocorre ao abordarmos a formação docente e a
construção de repertório. O professor, a partir daquilo que vivência, está em constante
formação, trilhando caminhos que muitas vezes não são lineares, construindo modos
próprios de significar e realizar sua ação docente.