• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Narrativas docentes nos anos iniciais na zona rural: repertórios e sentidos na construção do professor de Educação Física

Thumbnail
Ver/
Dissertação_Helena Kunde Miritz.pdf (4.598Mb)
Fecha
2023-12-07
Autor
Miritz, Helena Kunde
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O professor de Educação Física possui saberes e repertórios específicos de sua formação e assim, tem o desafio de abordar os conhecimentos necessários para a formação dos sujeitos em diferentes contextos. Esta pesquisa tem como foco a compreensão da formação e construção do repertório docente a partir das narrativas de Professores de Educação Física que atuam em escolas na Zona Rural do município de Pelotas/RS. Para pensar a temática apresentada a investigação seguiu o cunho qualitativo, caracterizando-se por ser um estudo biográfico. A amostra da pesquisa foi caracterizada por intencionalidade, visto que essa pesquisa busca atingir professores da rede municipal de ensino, que atuam com turmas dos anos iniciais e desenvolvem seus trabalhos em escolas rurais. Participaram da pesquisa, cinco professores de Educação Física de cinco escolas municipais diferentes da Zona Rural de Pelotas/RS. Para a coleta de dados utilizamos dois instrumentos, o Roteiro Autobiográfico e a Entrevista Semiestruturada que posteriormente foram averiguadas através da análise de conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da ESEF-UFPEL e registrada sob o nº 5.369.368 e faz parte do projeto de dissertação vinculado a linha de pesquisa de Formação Profissional e Práticas Pedagógicas. Todos os participantes receberam e assinaram o Termo de consentimento Livre e Esclarecido. Ao analisar os dados apresentados, vemos através das informações extraídas das narrativas dos professores, que cada um possui sua história, com elementos particulares originários das experiências vividas ao longo das suas vidas e que estes elementos influenciam na construção dos seus repertórios e na formação docente. Por fim, pensamos ser apropriado afirmar que falar de experiências vivenciadas envolve a singularidade humana, onde cada um traz elementos que os marcam e refletem na forma de se constituir e que diferente não ocorre ao abordarmos a formação docente e a construção de repertório. O professor, a partir daquilo que vivência, está em constante formação, trilhando caminhos que muitas vezes não são lineares, construindo modos próprios de significar e realizar sua ação docente.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16933
Colecciones
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV