A organização do Trabalho Pedagógico da Educação Física na Educação do Campo: a sistematização de uma proposta pedagógica na Escola Família Agrícola da Região Sul
Resumo
A tese objetivou elaborar uma proposta pedagógica para a Educação Física na
Educação do Campo em uma perspectiva de educação, visando a Formação Integral
no curso de Ensino Médio Técnico na Escola Família Agrícola da Região Sul
(EFASUL), no município de Canguçu no Rio Grande do Sul. Para a realização desta
pesquisa-ação iniciamos o contato com a coordenação pedagógica com o intuito de
solicitar a realização da pesquisa. Entendemos ser necessário para o
desenvolvimento da proposta pedagógica, alinhada ao projeto educacional da
EFASUL, que estivéssemos na ação pedagógica enquanto professores(as) próximos
do processo educativo. Deste modo, fomos convidados a assumir a turma do 1° ano
do Ensino Médio no curso Técnico em Agroecologia na modalidade integrada, em
regime de alternância. Organizamos a proposta pedagógica pensando nos três anos
de ensino da EFASUL, centrada na experiência do primeiro ano do ensino médio.
Assim, elaborando uma proposta pedagógica para cada ano letivo. Também
realizamos entrevistas com os(as) professores(as) e a aplicação de questionários para
os(as) alunos(as) de forma que pudéssemos ter mais subsídios para
compreendermos melhor a escola. No decorrer da pesquisa, entendemos que todos
os pressupostos apresentados como forma de elaboração da proposta pedagógica da
Educação Física para a Educação do Campo, foram se alterando na medida que
compreendemos os processos pedagógicos da EFASUL, justamente pelas
elaborações serem alinhadas à Educação do Campo, à Pedagogia da Alternância, à
Agroecologia, à Formação Integral e à Cultura Corporal na lida do Trabalho
Pedagógico, o que nos possibilitou avançar em nosso entendimento de mundo. As
aulas de Educação Física foram produzidas tendo como base os Planos de Formação,
os quais organizamos os conteúdos da disciplina e relacionamos com outras áreas do
conhecimento e disciplinas, a partir do Tema Gerador. Ao elaborarmos nossa proposta
pedagógica, surgiram categorias centrais para o trato com o Trabalho Pedagógico
como forma de compreender a organização dialética de nossa proposta e das
categorias da produção do conhecimento, compreensão do meu mundo,
compreensão do nosso mundo e compreensão protagonista do mundo, que se
agrupam em decorrência do Trabalho e Educação, base para a produção do
conhecimento, a Cultura Corporal enquanto elemento de produção do conhecimento
historicamente produzido pela humanidade e a Realidade nos quais são adquiridos
os elementos objetivos/materiais e subjetivos/não-materiais da produção do ser
humano. Ao sistematizar nossa proposta pedagógica, conseguimos contribuir para a
organização do Trabalho Pedagógico da Educação Física na EFASUL, organizamos
os elementos da produção de nossa proposta pedagógica para os 3 anos de ensino,
em um sentido de superação da forma educacional capitalista e voltada para o
trabalhador e a trabalhadora do campo. Igualmente, ampliamos a produção do
conhecimento na Educação Física para a formação docente.