Mostrar el registro sencillo del ítem
Da interação à construção de identidades: os Brics e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU)
| dc.creator | Perachi, Amanda da Luz | |
| dc.date.accessioned | 2025-08-11T15:39:40Z | |
| dc.date.available | 2025-08-11T15:39:40Z | |
| dc.date.issued | 2025-04-09 | |
| dc.identifier.citation | PERACHI, Amanda da Luz. Da interação à construção de identidades: os Brics e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16983 | |
| dc.description.abstract | This dissertation examines the role of the BRICS in the reform of the United Nations Security Council (UNSC), especially the different positions of its members. While China and Russia are permanent members of the UNSC, Brazil, India and South Africa are strong aspirants for a seat. By analyzing the BRICS Summit Declarations and the positions of China and Russia in the debates on UN reform, the aim is to understand whether the identities and interests of the BRICS, especially Russia and China, converge in favor of UNSC reform. Agents' identities and interests are defined through social interaction. Thus, even with divergent interests and identities, intra-BRICS interaction inevitably creates collective identities and interests, which can influence individual identities and interests. The general hypothesis is that the differences in identity between BRICS members highlight the strategic alignment between China and Russia, which preceded the creation of BRICS. Thus, despite the manifestation within the annual BRICS summits and the convergence of a critique of the multilateral system, predominantly dominated by the West, China and Russia are not willing to give up their current position within the UNSC in an attempt to bring about reform and make room for their BRICS partners. The research shows that the BRICS interaction process has had very little influence on the identities of these countries with regard to reform. Even the permanent members, despite their long-standing partnership, have not consistently aligned their positions in the reform debate. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | BRICS | pt_BR |
| dc.subject | CSNU | pt_BR |
| dc.subject | Reforma | pt_BR |
| dc.subject | Identidade | pt_BR |
| dc.subject | Sul Global | pt_BR |
| dc.title | Da interação à construção de identidades: os Brics e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) | pt_BR |
| dc.title.alternative | From interaction to the construction of identities: the Brics and the reform of the United Nations Security Council (UNSC) | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9480339799033117 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3818113775634102 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O trabalho examina o papel do BRICS na reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), principalmente, as diferentes posições de seus membros. Enquanto China e Rússia são membros permanentes do CSNU, Brasil, Índia e África do Sul são fortes aspirantes a um assento. Através da análise das Declarações de Cúpulas do BRICS e dos posicionamentos de China e Rússia nos debates sobre a reforma na ONU, tem-se como objetivo compreender se as identidades e os interesses dos BRICS, em especial de Rússia e China, convergem em prol da reforma no CSNU. As identidades e os interesses dos agentes são definidos por meio da interação social. Assim, mesmo com interesses e identidades divergentes, a interação intra-BRICS inevitavelmente cria identidade e interesses coletivos, que podem influenciar as identidades e interesses individuais. A hipótese geral é de que as diferenças de identidade entre os membros do BRICS realçam o alinhamento estratégico entre China e Rússia, este precedente a criação do BRICS. Assim, apesar da manifestação dentro das cúpulas anuais do BRICS e da convergência de uma crítica ao sistema multilateral, predominantemente dominado pelo ocidente, China e Rússia não estão dispostas a abrir mão de sua posição atual dentro do CSNU na tentativa de realizar uma reforma e abrir espaço aos seus parceiros do BRICS. O trabalho demonstra que o processo de interação no BRICS influenciou muito pouco nas identidades desses países no que diz respeito à reforma. Mesmo os membros permanentes, apesar de sua parceria de longa data, não apresentam um alinhamento consistente em suas posições no debate sobre a reforma. | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Freitas, William Daldegan de | |
| dc.subject.cnpq1 | CIENCIA POLITICA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGCPOL: Dissertações e Teses [139]
Abrange as Dissertações e Teses da área de Pós-Graduação em Ciência Política

