Sabiá: Semeando Conhecimento Através de um Repositório Acadêmico Colaborativo Temático
Abstract
O avanço da tecnologia da informação transformou o acesso e a gestão de dados
científicos, tornando os repositórios digitais essenciais para a academia. Repositórios
digitais surgem como uma estratégia eficaz para facilitar o acesso a conteúdos
científicos, apoiando o ensino, a aprendizagem e a disseminação do conhecimento.
Este estudo teve como objetivo discutir o papel de um repositório acadêmico
colaborativo temático no apoio ao ciclo de vida do conhecimento, com foco nas
publicações do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva da
Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Utilizou-se uma abordagem qualitativa e
exploratória, do tipo pesquisa-ação, orientada pelo referencial teórico do Knowledge
Translation (KT). A coleta de dados, realizada entre dezembro de 2022 e janeiro de
2023, envolveu entrevistas com 10 pesquisadores do grupo, selecionados pela técnica
de Bola de Neve, que também testaram um protótipo de repositório digital
desenvolvido pelo autor. Os resultados indicaram que o repositório tem potencial para
ser uma fonte robusta e confiável de conteúdos em Saúde Mental, conferindo
segurança nas buscas de materiais científicos. Desafios, como a adesão ao
repositório e a curadoria contínua do conteúdo, foram identificados, mas os
entrevistados destacaram o impacto positivo de um repositório colaborativo para
ampliar o alcance das pesquisas. Além disso, foi referido que o acesso às publicações
beneficia tanto a comunidade acadêmica quanto o público geral interessado nos
temas abordados. Este estudo contribui para a discussão sobre a importância da
disseminação do conhecimento científico e sua capacidade de gerar novos saberes.
A ação de armazenar e disponibilizar publicações através de um repositório digital,
como o protótipo testado, pode otimizar o ciclo de vida do conhecimento, incentivando
a criação de novas pesquisas a partir das informações compartilhadas.