dc.creator | Sperb, César Brasil | |
dc.date.accessioned | 2025-08-15T08:34:27Z | |
dc.date.available | 2025-08-12 | |
dc.date.available | 2025-08-15T08:34:27Z | |
dc.date.issued | 2023-02-27 | |
dc.identifier.citation | SPERB, César Brasil. Sabiá: Semeando Conhecimento Através de um Repositório Acadêmico Colaborativo Temático. 2023. 110f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17059 | |
dc.description.abstract | The advancement of information technology has transformed access to and
management of scientific data, making digital repositories essential for academia.
Digital repositories have emerged as an effective strategy to facilitate access to
scientific content, supporting teaching, learning, and the dissemination of knowledge.
This study aimed to discuss the role of a thematic collaborative academic repository in
supporting the knowledge life cycle, focusing on the publications of the Nursing, Mental
Health, and Collective Health Research Group at the Federal University of Pelotas
(UFPel). A qualitative and exploratory approach was used, in the form of action
research, guided by the theoretical framework of Knowledge Translation (KT). Data
collection, carried out between December 2022 and January 2023, involved interviews
with 10 researchers from the group, selected using the Snowball Sampling technique,
who also tested a digital repository prototype developed by the author. The results
indicated that the repository has the potential to be a robust and reliable source of
content in Mental Health, providing security in the search for scientific materials.
Challenges such as repository adoption and continuous content curation were
identified, but the interviewees highlighted the positive impact of a collaborative
repository in expanding the reach of research. Furthermore, it was noted that access
to the publications benefits both the academic community and the general public
interested in the topics covered. This study contributes to the discussion on the
importance of disseminating scientific knowledge and its ability to generate new
insights. The action of storing and providing publications through a digital repository,
such as the prototype tested, can optimize the knowledge life cycle, encouraging the
creation of new research based on the shared information. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Repositórios colaborativos | pt_BR |
dc.subject | Repositórios temáticos | pt_BR |
dc.subject | Disseminação de informação | pt_BR |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa em saúde | pt_BR |
dc.subject | Mental health | pt_BR |
dc.subject | Collaborative repositories | pt_BR |
dc.subject | Thematic repositories | pt_BR |
dc.subject | Information dissemination | pt_BR |
dc.subject | Knowledge management | pt_BR |
dc.subject | Health research | pt_BR |
dc.title | Sabiá: Semeando Conhecimento Através de um Repositório Acadêmico Colaborativo Temático | pt_BR |
dc.title.alternative | Sabiá: Sowing Knowledge Through a Collaborative Thematic Academic Repository | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7166846241177378 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2215571952877438 | pt_BR |
dc.description.resumo | O avanço da tecnologia da informação transformou o acesso e a gestão de dados
científicos, tornando os repositórios digitais essenciais para a academia. Repositórios
digitais surgem como uma estratégia eficaz para facilitar o acesso a conteúdos
científicos, apoiando o ensino, a aprendizagem e a disseminação do conhecimento.
Este estudo teve como objetivo discutir o papel de um repositório acadêmico
colaborativo temático no apoio ao ciclo de vida do conhecimento, com foco nas
publicações do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva da
Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Utilizou-se uma abordagem qualitativa e
exploratória, do tipo pesquisa-ação, orientada pelo referencial teórico do Knowledge
Translation (KT). A coleta de dados, realizada entre dezembro de 2022 e janeiro de
2023, envolveu entrevistas com 10 pesquisadores do grupo, selecionados pela técnica
de Bola de Neve, que também testaram um protótipo de repositório digital
desenvolvido pelo autor. Os resultados indicaram que o repositório tem potencial para
ser uma fonte robusta e confiável de conteúdos em Saúde Mental, conferindo
segurança nas buscas de materiais científicos. Desafios, como a adesão ao
repositório e a curadoria contínua do conteúdo, foram identificados, mas os
entrevistados destacaram o impacto positivo de um repositório colaborativo para
ampliar o alcance das pesquisas. Além disso, foi referido que o acesso às publicações
beneficia tanto a comunidade acadêmica quanto o público geral interessado nos
temas abordados. Este estudo contribui para a discussão sobre a importância da
disseminação do conhecimento científico e sua capacidade de gerar novos saberes.
A ação de armazenar e disponibilizar publicações através de um repositório digital,
como o protótipo testado, pode otimizar o ciclo de vida do conhecimento, incentivando
a criação de novas pesquisas a partir das informações compartilhadas. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Willrich, Janaína Quinzen | |
dc.subject.cnpq1 | ENFERMAGEM | pt_BR |