Mostrar el registro sencillo del ítem
Sabiá: Semeando Conhecimento Através de um Repositório Acadêmico Colaborativo Temático
dc.creator | Sperb, César Brasil | |
dc.date.accessioned | 2025-08-15T08:34:27Z | |
dc.date.available | 2025-08-12 | |
dc.date.available | 2025-08-15T08:34:27Z | |
dc.date.issued | 2023-02-27 | |
dc.identifier.citation | SPERB, César Brasil. Sabiá: Semeando Conhecimento Através de um Repositório Acadêmico Colaborativo Temático. 2023. 110f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17059 | |
dc.description.abstract | The advancement of information technology has transformed access to and management of scientific data, making digital repositories essential for academia. Digital repositories have emerged as an effective strategy to facilitate access to scientific content, supporting teaching, learning, and the dissemination of knowledge. This study aimed to discuss the role of a thematic collaborative academic repository in supporting the knowledge life cycle, focusing on the publications of the Nursing, Mental Health, and Collective Health Research Group at the Federal University of Pelotas (UFPel). A qualitative and exploratory approach was used, in the form of action research, guided by the theoretical framework of Knowledge Translation (KT). Data collection, carried out between December 2022 and January 2023, involved interviews with 10 researchers from the group, selected using the Snowball Sampling technique, who also tested a digital repository prototype developed by the author. The results indicated that the repository has the potential to be a robust and reliable source of content in Mental Health, providing security in the search for scientific materials. Challenges such as repository adoption and continuous content curation were identified, but the interviewees highlighted the positive impact of a collaborative repository in expanding the reach of research. Furthermore, it was noted that access to the publications benefits both the academic community and the general public interested in the topics covered. This study contributes to the discussion on the importance of disseminating scientific knowledge and its ability to generate new insights. The action of storing and providing publications through a digital repository, such as the prototype tested, can optimize the knowledge life cycle, encouraging the creation of new research based on the shared information. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | Repositórios colaborativos | pt_BR |
dc.subject | Repositórios temáticos | pt_BR |
dc.subject | Disseminação de informação | pt_BR |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa em saúde | pt_BR |
dc.subject | Mental health | pt_BR |
dc.subject | Collaborative repositories | pt_BR |
dc.subject | Thematic repositories | pt_BR |
dc.subject | Information dissemination | pt_BR |
dc.subject | Knowledge management | pt_BR |
dc.subject | Health research | pt_BR |
dc.title | Sabiá: Semeando Conhecimento Através de um Repositório Acadêmico Colaborativo Temático | pt_BR |
dc.title.alternative | Sabiá: Sowing Knowledge Through a Collaborative Thematic Academic Repository | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7166846241177378 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2215571952877438 | pt_BR |
dc.description.resumo | O avanço da tecnologia da informação transformou o acesso e a gestão de dados científicos, tornando os repositórios digitais essenciais para a academia. Repositórios digitais surgem como uma estratégia eficaz para facilitar o acesso a conteúdos científicos, apoiando o ensino, a aprendizagem e a disseminação do conhecimento. Este estudo teve como objetivo discutir o papel de um repositório acadêmico colaborativo temático no apoio ao ciclo de vida do conhecimento, com foco nas publicações do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Utilizou-se uma abordagem qualitativa e exploratória, do tipo pesquisa-ação, orientada pelo referencial teórico do Knowledge Translation (KT). A coleta de dados, realizada entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, envolveu entrevistas com 10 pesquisadores do grupo, selecionados pela técnica de Bola de Neve, que também testaram um protótipo de repositório digital desenvolvido pelo autor. Os resultados indicaram que o repositório tem potencial para ser uma fonte robusta e confiável de conteúdos em Saúde Mental, conferindo segurança nas buscas de materiais científicos. Desafios, como a adesão ao repositório e a curadoria contínua do conteúdo, foram identificados, mas os entrevistados destacaram o impacto positivo de um repositório colaborativo para ampliar o alcance das pesquisas. Além disso, foi referido que o acesso às publicações beneficia tanto a comunidade acadêmica quanto o público geral interessado nos temas abordados. Este estudo contribui para a discussão sobre a importância da disseminação do conhecimento científico e sua capacidade de gerar novos saberes. A ação de armazenar e disponibilizar publicações através de um repositório digital, como o protótipo testado, pode otimizar o ciclo de vida do conhecimento, incentivando a criação de novas pesquisas a partir das informações compartilhadas. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Willrich, Janaína Quinzen | |
dc.subject.cnpq1 | ENFERMAGEM | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGEnf: Dissertações e Teses [183]
Dissertações e teses.