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dc.creatorSperb, César Brasil
dc.date.accessioned2025-08-15T08:34:27Z
dc.date.available2025-08-12
dc.date.available2025-08-15T08:34:27Z
dc.date.issued2023-02-27
dc.identifier.citationSPERB, César Brasil. Sabiá: Semeando Conhecimento Através de um Repositório Acadêmico Colaborativo Temático. 2023. 110f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17059
dc.description.abstractThe advancement of information technology has transformed access to and management of scientific data, making digital repositories essential for academia. Digital repositories have emerged as an effective strategy to facilitate access to scientific content, supporting teaching, learning, and the dissemination of knowledge. This study aimed to discuss the role of a thematic collaborative academic repository in supporting the knowledge life cycle, focusing on the publications of the Nursing, Mental Health, and Collective Health Research Group at the Federal University of Pelotas (UFPel). A qualitative and exploratory approach was used, in the form of action research, guided by the theoretical framework of Knowledge Translation (KT). Data collection, carried out between December 2022 and January 2023, involved interviews with 10 researchers from the group, selected using the Snowball Sampling technique, who also tested a digital repository prototype developed by the author. The results indicated that the repository has the potential to be a robust and reliable source of content in Mental Health, providing security in the search for scientific materials. Challenges such as repository adoption and continuous content curation were identified, but the interviewees highlighted the positive impact of a collaborative repository in expanding the reach of research. Furthermore, it was noted that access to the publications benefits both the academic community and the general public interested in the topics covered. This study contributes to the discussion on the importance of disseminating scientific knowledge and its ability to generate new insights. The action of storing and providing publications through a digital repository, such as the prototype tested, can optimize the knowledge life cycle, encouraging the creation of new research based on the shared information.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectRepositórios colaborativospt_BR
dc.subjectRepositórios temáticospt_BR
dc.subjectDisseminação de informaçãopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectPesquisa em saúdept_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectCollaborative repositoriespt_BR
dc.subjectThematic repositoriespt_BR
dc.subjectInformation disseminationpt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectHealth researchpt_BR
dc.titleSabiá: Semeando Conhecimento Através de um Repositório Acadêmico Colaborativo Temáticopt_BR
dc.title.alternativeSabiá: Sowing Knowledge Through a Collaborative Thematic Academic Repositorypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7166846241177378pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2215571952877438pt_BR
dc.description.resumoO avanço da tecnologia da informação transformou o acesso e a gestão de dados científicos, tornando os repositórios digitais essenciais para a academia. Repositórios digitais surgem como uma estratégia eficaz para facilitar o acesso a conteúdos científicos, apoiando o ensino, a aprendizagem e a disseminação do conhecimento. Este estudo teve como objetivo discutir o papel de um repositório acadêmico colaborativo temático no apoio ao ciclo de vida do conhecimento, com foco nas publicações do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Utilizou-se uma abordagem qualitativa e exploratória, do tipo pesquisa-ação, orientada pelo referencial teórico do Knowledge Translation (KT). A coleta de dados, realizada entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, envolveu entrevistas com 10 pesquisadores do grupo, selecionados pela técnica de Bola de Neve, que também testaram um protótipo de repositório digital desenvolvido pelo autor. Os resultados indicaram que o repositório tem potencial para ser uma fonte robusta e confiável de conteúdos em Saúde Mental, conferindo segurança nas buscas de materiais científicos. Desafios, como a adesão ao repositório e a curadoria contínua do conteúdo, foram identificados, mas os entrevistados destacaram o impacto positivo de um repositório colaborativo para ampliar o alcance das pesquisas. Além disso, foi referido que o acesso às publicações beneficia tanto a comunidade acadêmica quanto o público geral interessado nos temas abordados. Este estudo contribui para a discussão sobre a importância da disseminação do conhecimento científico e sua capacidade de gerar novos saberes. A ação de armazenar e disponibilizar publicações através de um repositório digital, como o protótipo testado, pode otimizar o ciclo de vida do conhecimento, incentivando a criação de novas pesquisas a partir das informações compartilhadas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Willrich, Janaína Quinzen
dc.subject.cnpq1ENFERMAGEMpt_BR


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