"Agora me dei conta" – os possíveis movimentos na práxis docente sobre o álcool e outras drogas em uma escola pública
Abstract
Objetivo: O presente trabalho objetiva conhecer a práxis docente em relação ao álcool e outras drogas em uma escola pública. Metodologia: Pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva, realizada com 10 docentes de uma escola da rede de ensino do município de Pelotas-RS, que lecionavam em turmas de 7º ano do turno da tarde e etapa 6 (EJA referente ao 7º ano do turno da noite). A coleta de dados realizou-se no período de março a maio de 2018, por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas na íntegra. A análise de dados baseiou-se na proposta de análise temática segundo operacionalização de Minayo (2010), Resultados: Identificou-se que os(as) docentes reconheceram a esporacidade na agenda do ano letivo relacionado ao temário de álcool e outras drogas, sendo está temática abordada pontualmente e de forma bancária conforme às concepções frerianas, o que não estimula uma consciência crítica sobre o tema. Destacam ainda a importância de trabalhar este temário e anunciam possibilidades, como articulações interdisciplinares e intersetoriais, investimento em projetos de vida, aproximação da escola com a comunidade e realidade discente. Considerações finais: Ressalta-se o despertar da consciência docente sobre a importância da temática de álcool e outras drogas, emergindo os movimentos para ação, verbalizados enquanto possibilidades, constituindo assim as possíveis práxis docentes.