Mostrar el registro sencillo del ítem
"Agora me dei conta" – os possíveis movimentos na práxis docente sobre o álcool e outras drogas em uma escola pública
dc.creator | Silveira, Priscila Borges | |
dc.date.accessioned | 2025-08-22T09:20:56Z | |
dc.date.available | 2025-08-21 | |
dc.date.available | 2025-08-22T09:20:56Z | |
dc.date.issued | 2018-08-31 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Priscila Borges. ‘Agora me dei conta’ – Os possíveis movimentos na práxis docente sobre o álcool e outras drogas em uma escola pública. 2018. 111f. Dissertação (Mestrado) - Pós-Graduação em Enfermagem. Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas-RS, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17170 | |
dc.description.abstract | This study aimed to know the teaching praxis in relation to alcohol and other drugs in a public school. Qualitative and descriptive research, carried out with 10 teachers from a school in the city of Pelotas-RS, who taught in classes of 7th year of the afternoon shift and 7th year of night shift. Data collection was carried out from March to May 2018, through semi-structured interviews, recorded and transcribed in full. Data analysis was based on Minayo's (2010) thematic analysis proposal. It was identified that the teachers recognize the sportiveness in the agenda of the academic year related to the theme of alcohol and other drugs, being this topic approached in a punctual way and in a banking way, according to Freirean conception, not stimulating a critical awareness about the theme . They also emphasize the importance of working on this agenda and announce possibilities such as interdisciplinary and intersectorial articulations, investment in life projects, school-community approach and student reality. The awakening of teacher awareness about the importance of thematic the alcohol and other drugs is highlighted, with the emergence of essays to action, verbalized as possibilities, thus constituting possible teaching praxis. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Álcool e outras drogas | pt_BR |
dc.subject | Práxis docente | pt_BR |
dc.subject | Ações na escola | pt_BR |
dc.subject | Alcohol and other drugs | pt_BR |
dc.subject | Teaching praxis | pt_BR |
dc.subject | Actions at school | pt_BR |
dc.title | "Agora me dei conta" – os possíveis movimentos na práxis docente sobre o álcool e outras drogas em uma escola pública | pt_BR |
dc.title.alternative | 'Now I realized' - The possible movements in the teaching praxis on alcohol and other drugs in a public school | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3969853534847987 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3260989033020920 | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: O presente trabalho objetiva conhecer a práxis docente em relação ao álcool e outras drogas em uma escola pública. Metodologia: Pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva, realizada com 10 docentes de uma escola da rede de ensino do município de Pelotas-RS, que lecionavam em turmas de 7º ano do turno da tarde e etapa 6 (EJA referente ao 7º ano do turno da noite). A coleta de dados realizou-se no período de março a maio de 2018, por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas na íntegra. A análise de dados baseiou-se na proposta de análise temática segundo operacionalização de Minayo (2010), Resultados: Identificou-se que os(as) docentes reconheceram a esporacidade na agenda do ano letivo relacionado ao temário de álcool e outras drogas, sendo está temática abordada pontualmente e de forma bancária conforme às concepções frerianas, o que não estimula uma consciência crítica sobre o tema. Destacam ainda a importância de trabalhar este temário e anunciam possibilidades, como articulações interdisciplinares e intersetoriais, investimento em projetos de vida, aproximação da escola com a comunidade e realidade discente. Considerações finais: Ressalta-se o despertar da consciência docente sobre a importância da temática de álcool e outras drogas, emergindo os movimentos para ação, verbalizados enquanto possibilidades, constituindo assim as possíveis práxis docentes. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Kantorski, Luciane Prado | |
dc.subject.cnpq1 | ENFERMAGEM | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGEnf: Dissertações e Teses [183]
Dissertações e teses.