Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBarral, Maria Renata Martínez
dc.date.accessioned2025-08-25T12:34:39Z
dc.date.available2025-08-19
dc.date.available2025-08-25T12:34:39Z
dc.date.issued2015-04-29
dc.identifier.citationBARRAL, Maria Renata Martínez. Influência do ambiente universitário na intenção empreendedora: uma análise comparativa para universidades públicas e privadas no Brasil. 2015. 54f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17185
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the entrepreneurial intention (IE) in different institutional environments in Brazil: Public and Private Universities. For this purpose, we used the model of Krueger et al., (2000) known as The Classic Entrepreneurial Intentions Model. Data were collected through a structured questionnaire in three public and three private universities in southern Brazil (cities of Pelotas, Rio Grande and the metropolitan area of Porto Alegre). We performed a comparative analysis using the econometric method of difference in differences. Furthermore, the consistency was tested between the data and the proposed model. The results were in agreement with previous studies showing that students of private universities have higher entrepreneurial intentions, nevertheless our data also show that students already had that mentality before going to the university. Thus, there is no difference in the influence of public and private university setting in the IE, except in the factor that expresses the desire to learn about entrepreneurship. For this factor, students of public universities show a decreased level of desire from the beginning to the end of the graduation period, while in private universities that desire keeps constant. As for the consistency of the model of Krueger et al. (2000) we haven’t get enough adjustments to validate the model.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectIntenção empreendedorapt_BR
dc.subjectAmbiente universitáriopt_BR
dc.subjectEducação empreendedorapt_BR
dc.subjectModelos de equações estruturaispt_BR
dc.subjectCollege studentspt_BR
dc.subjectEntrepreneurial intentionpt_BR
dc.subjectUniversity environmentpt_BR
dc.subjectEducation entrepreneurialpt_BR
dc.subjectStructural equation modelingpt_BR
dc.titleInfluência do ambiente universitário na intenção empreendedora: uma análise comparativa para universidades públicas e privadas no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeInfluence of university environment on entrepreneurial intention: a comparative analysis for public and private universities in Brazilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3993478634289702pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0003-3221-3337pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9403954797583917pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ribeiro, Felipe Garcia
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1139079330866028pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar a intenção empreendedora (IE) em diferentes ambientes institucionais no Brasil: Universidades Públicas e Privadas. Para tal, foi utilizado o modelo de Krueger et al., (2000), conhecido como Modelo Clássico de Intenções Empreendedoras. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado em três universidades públicas e três privadas em cidades do sul do Brasil: Pelotas, Rio Grande e da região metropolitana de Porto Alegre. Foi realizada uma análise comparativa utilizando o método econométrico de diferenças em diferenças. Além disso, foi testada a consistência entre os dados e o modelo proposto. Os resultados estão de acordo com parte de estudos anteriores mostrando que os estudantes de universidades privadas têm intenções empreendedoras mais elevadas, no entanto, os nossos dados mostram também que os alunos já tinham esse comportamento antes de entrarem na universidade. Assim, não há diferença na influência do ambiente universitário público e privado na IE, exceto no fator que expressa o desejo de aprender sobre empreendedorismo. Já quanto à consistência do modelo de Krueger et al. (2000) não obtemos ajustes suficientes para validar a sua estrutura.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Organizações e Mercadospt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Canever, Mario Duarte
dc.subject.cnpq1ECONOMIApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem