dc.creator | Barral, Maria Renata Martínez | |
dc.date.accessioned | 2025-08-25T12:34:39Z | |
dc.date.available | 2025-08-19 | |
dc.date.available | 2025-08-25T12:34:39Z | |
dc.date.issued | 2015-04-29 | |
dc.identifier.citation | BARRAL, Maria Renata Martínez. Influência do ambiente universitário na intenção empreendedora: uma análise comparativa para universidades públicas e privadas no Brasil. 2015. 54f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17185 | |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the entrepreneurial intention (IE) in different institutional environments in Brazil: Public and Private Universities. For this purpose, we used the model of Krueger et al., (2000) known as The Classic Entrepreneurial Intentions Model. Data were collected through a structured questionnaire in three public and three private universities in southern Brazil (cities of Pelotas, Rio Grande and the metropolitan area of Porto Alegre). We performed a comparative analysis using the econometric method of difference in differences. Furthermore, the consistency was tested between the data and the proposed model. The results were in agreement with previous studies showing that students of private universities have higher entrepreneurial intentions, nevertheless our data also show that students already had that mentality before going to the university. Thus, there is no difference in the influence of public and private university setting in the IE, except in the factor that expresses the desire to learn about entrepreneurship. For this factor, students of public universities show a decreased level of desire from the beginning to the end of the graduation period, while in private universities that desire keeps constant. As for the consistency of the model of Krueger et al. (2000) we haven’t get enough adjustments to validate the model. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Intenção empreendedora | pt_BR |
dc.subject | Ambiente universitário | pt_BR |
dc.subject | Educação empreendedora | pt_BR |
dc.subject | Modelos de equações estruturais | pt_BR |
dc.subject | College students | pt_BR |
dc.subject | Entrepreneurial intention | pt_BR |
dc.subject | University environment | pt_BR |
dc.subject | Education entrepreneurial | pt_BR |
dc.subject | Structural equation modeling | pt_BR |
dc.title | Influência do ambiente universitário na intenção empreendedora: uma análise comparativa para universidades públicas e privadas no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Influence of university environment on entrepreneurial intention: a comparative analysis for public and private universities in Brazil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3993478634289702 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0003-3221-3337 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9403954797583917 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Ribeiro, Felipe Garcia | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1139079330866028 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo analisar a intenção empreendedora (IE) em diferentes ambientes institucionais no Brasil: Universidades Públicas e Privadas. Para tal, foi utilizado o modelo de Krueger et al., (2000), conhecido como Modelo Clássico de Intenções Empreendedoras. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado em três universidades públicas e três privadas em cidades do sul do Brasil: Pelotas, Rio Grande e da região metropolitana de Porto Alegre. Foi realizada uma análise comparativa utilizando o método econométrico de diferenças em diferenças. Além disso, foi testada a consistência entre os dados e o modelo proposto. Os resultados estão de acordo com parte de estudos anteriores mostrando que os estudantes de universidades privadas têm intenções empreendedoras mais elevadas, no entanto, os nossos dados mostram também que os alunos já tinham esse comportamento antes de entrarem na universidade. Assim, não há diferença na influência do ambiente universitário público e privado na IE, exceto no fator que expressa o desejo de aprender sobre empreendedorismo. Já quanto à consistência do modelo de Krueger et al. (2000) não obtemos ajustes suficientes para validar a sua estrutura. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Canever, Mario Duarte | |
dc.subject.cnpq1 | ECONOMIA | pt_BR |