dc.creator | Lopes Junior, Juarez Aloizo | |
dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:52:05Z | |
dc.date.available | 2025-08-29 | |
dc.date.available | 2025-09-01T12:52:05Z | |
dc.date.issued | 2014-01-31 | |
dc.identifier.citation | LOPES JR., Juarez A. Aprendizagem da Língua Inglesa como Segunda Língua Baseada em Tarefas: uma proposta de trabalho com ciclo complexo. 2014. 126f. Dissertação (Mestrado em Letras). Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17230 | |
dc.description.abstract | In 1997, the linguist Diane Larsen-Freeman published a disturbing article called Chaos/Complexity Science and Second Language Acquisition (LARSENFREEMAN, 1997). In this article, the author states that there are many similarities between the new science of chaos/complexity and second language acquisition. Faced with the reflections, which give rise to such ideas, one intends to analyse the structure and theory of Task Based Learning under the light of the Chaos/Complexity Theory. According to Willis, J. (1996), this communicative approach presents itself with six stages, namely: pre-task, task, planning, report, analyses and practice. As part of a so vast research area, one intends to relate the Chaos/Complexity Theory with the task cycle task, planning and report formulated by Willis, J. (1996). According to Larsen-Freeman and Cameron (2008), a complexity approach does not translate into a complexity method for teaching language. This work aims to approximate the seminal article by Diane Larsen-Freeman about the Chaos/Complexity Theory and Second Language Acquisition (1997) with Task Based Learning proposed nine years before by Willis, J. and Willis, D. (1988).To sum up, this dissertation aims to show that the task cycle may be characterized as a complex adaptive system, once it complies with the rules of such systems, that is, dynamic, complex, nonlinear, chaotic, unpredictable, sensitive to the initial conditions, open, self-organizing, feedback sensitive and adaptive. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Teoria do caos/complexidade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em tarefas | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de segunda língua | pt_BR |
dc.subject | Chaos/complexity theory | pt_BR |
dc.subject | Task based learning | pt_BR |
dc.subject | Second language acquisition | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem da Língua Inglesa como Segunda Língua Baseada em Tarefas: uma proposta de trabalho com ciclo complexo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9175781281436882 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0003-3672-2390 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3640307400529210 | pt_BR |
dc.description.resumo | Em 1997, a autora Diane Larsen-Freeman publicou um inquietante artigo chamado Ciência do Caos/Complexidade e Aquisição de Segunda Língua (LARSENFREEMAN, 1997). Nesse trabalho, a linguista argumenta que há muitas similaridades entre a nova ciência do caos/complexidade e a aquisição de segunda língua. Diante das reflexões que tais ideias suscitam, pretende-se analisar a estrutura e a teoria da aprendizagem baseada em tarefas (Task Based Learning), sob a ótica da teoria do caos/complexidade. De acordo com Willis, J. (1996), essa abordagem comunicativa apresenta seis etapas, a saber: pré-tarefa, tarefa, planejamento, relatório, análise e prática. Como recorte em um universo tão amplo de pesquisa, tem-se a relação da teoria do caos/complexidade com o ciclo da tarefa tarefa, planejamento e relatório (task-planning-report), enunciado por Willis, J. (1996).De acordo com Larsen-Freeman e Cameron (2008), uma abordagem complexa não se traduz em um método de ensino de L2 complexo. Este trabalho visa aproximar o trabalho seminal da linguista Diane Larsen-Freeman sobre a Teoria do Caos/Complexidade e Aquisição de Segunda Língua (1997) com a Aprendizagem Baseada em Tarefas propostanove anos antes por Willis, J. e Willis, D. (1988). Esta dissertação de mestrado concluiu que o ciclo da tarefa pode ser caracterizado como um sistema adaptativo complexo, uma vez que satisfaz suas regras de baixo nível, já que se trata de um sistema que é dinâmico, complexo, não linear, caótico, imprevisível, sensível às condições iniciais, aberto, auto-organizável, sensível ao feedback e adaptável. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vetromille-Castro, Rafael | |
dc.subject.cnpq1 | LETRAS | pt_BR |