• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aprendizagem de Inglês como L2 Baseada em Tarefas: um diálogo de saberes entre complexidade e o ciclo de desenvolvimento linguístico mediado pela tecnologia

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TESE_JUAREZ ALOIZO LOPES JUNIOR.pdf (5.393Mb)
Data
2019-12-18
Autor
Lopes Junior, Juarez Aloizo
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa como segunda língua na área de CALL, com ênfase na interação oral em um ambiente mediado pela tecnologia síncrona de comunicação usando a Aprendizagem Baseada em Tarefas (ABT), sob a perspectiva da Teoria da Complexidade. Além disso, visa a analisar o ciclo da tarefa em CALL sob a perspectiva da Teoria da Complexidade e definir esse ciclo em um ambiente mediado por uma ferramenta de comunicação síncrona na perspectiva de um Sistema Adaptativo Complexo (SAC) tendo como principal referência os trabalhos de Diane Larsen-Freeman entre outros. Este trabalho também propõe testar o emprego da ABT mediada por uma ferramenta de comunicação síncrona como alternativa de interação oral para complementar cursos de inglês como L2 de caráter autoinstrucional e avaliar os resultados da transposição da ABT do ambiente presencial para o ambiente virtual mediado por essa ferramenta. A metodologia deste estudo possui caráter netnográfico uma vez que esse modelo de fazer pesquisa permite lidar com questões relativas à teoria e à prática, adaptando a pesquisa etnográfica a fim de incluir a influência da internet nos ambientes mediados pela tecnologia. Os dados foram construídos usando as gravações de cinco aulas em um ambiente mediado pela ferramenta Zoom de comunicação síncrona, tendo a Aprendizagem Baseada em Tarefas como abordagem de ensino. Com base em uma perspectiva complexa e netnográfica para observação dos dados, foi possível constatar que a Aprendizagem Baseada em Tarefas mediada pelas tecnologias oferece um encaixe adequado aos princípios da Teoria da Complexidade. Constatou-se também que o ciclo da tarefa mediado pelo Zoom pode ser caracterizado como um sistema adaptativo complexo de aprendizagem, pois exibe suas principais características. O ciclo da tarefa, neste novo ambiente de aprendizagem, é sensível às condições iniciais, imprevisível, aberto, dinâmico, adaptativo, complexo, caótico, não-linear, autoorganizável e sensível ao feedback. Além disso, o ciclo exibiu um caráter emergente a partir da interação de todas suas características ao longo da investigação. Foi também possível constatar a perfeita sinergia entre a ABT e o Zoom uma vez que aspectos positivos foram encontrados ao se realizar a avaliação dessa transposição. Por fim, ao se testar e avaliar os resultados da transposição da Aprendizagem Baseada em Tarefas para esse novo ambiente de aprendizagem, essa pesquisa visa a contribuir para o desenvolvimento de uma nova área de investigação na área de CALL, devido à necessidade de se entender melhor as implicações pedagógicas das interações que acontecem dentro desse novo contexto de aprendizagem da língua inglesa com L2 de maneira complexa e não reducionista, baseando-se em uma teoria robusta, como é a da Complexidade.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17231
Collections
  • PPGL: Dissertações e Teses [296]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV