Mostrar el registro sencillo del ítem
Do conceito à forma: um olhar pelo viés da Gestalt e da geometria sobre o projeto do Museu Militar de Dresden
dc.creator | Gnutzmann, Nathalia Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2025-09-02T10:54:07Z | |
dc.date.available | 2025-09-02T10:54:07Z | |
dc.date.issued | 2020-12-20 | |
dc.identifier.citation | GNUTZMANN, Nathalia Teixeira. Do Conceito à Forma: Um Olhar pelo Viés da Gestalt e da Geometria sobre o Projeto do Museu Militar de Dresden. Orientadora: Adriane Borda Almeida da Silva. 2020. 136f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17244 | |
dc.description.abstract | The subjective aspects of architecture encourage it to be encompassed as a language, as an architect’s means and mode of expression and communication. For that, it is important to provide Architecture students with the comprehension of perceptive matters of the form, in a process supported by geometry. The more curious and investigative the view of the training architect on the architectural practice is, the greater this student’s repertoire will be, in both objective and subjective matters. This way, an investigation was delimited, aiming to contribute to the teaching/learning process in the field of geometry applied to project action. The general goal is to add to structuring investigation exercises that allow to evidence intentional project/geometric actions, associated with visual sensations, and supported by the Gestalt Theory. The method used is the case study and the corpus is an intervention at the Dresden Museum of Military History, in Germany, carried out by architect Daniel Libeskind. Hypothesis are elaborated from the analysis of formal relations of the intervention and the preexistence, and they structure a didactic design capable of explaining formal adjustments from a concept. Works were analyzed from the available materials, without physically accessing the construction. The research acquired a didactic character when it proposed an explicit inspection of the formal mechanism, promoting a posture of investigation about formal configurations. Geometric diagrams are produced and structure graphic-interpretative analysis. Gestalt elements are used to decode the visual control of the intervention. One understands that the acquisition of a project vocabulary, considering architecture as a language, is an inexhaustible action. Results refer to an integrative analysis, a didactic manner of associating geometry and psychology, to infer about visual sensations provoked by the intervention. The work of relating each and every aspect that is found shows to be important to translate a concept into a form, expecting to increase formal repertoire, intentions repertoire, concepts and so on. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Gestalt | pt_BR |
dc.subject | Ensino/Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Museu Militar de Dresden | pt_BR |
dc.subject | Daniel Libeskind | pt_BR |
dc.subject | Geometry | pt_BR |
dc.subject | Teaching/Learning | pt_BR |
dc.subject | Dresden Museum of Military History | pt_BR |
dc.title | Do conceito à forma: um olhar pelo viés da Gestalt e da geometria sobre o projeto do Museu Militar de Dresden | pt_BR |
dc.title.alternative | From concept to form: a look through the bias of Gestalt and Geometry on the project of the Dresden Museum of Military History | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3537960966746445 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3860172079417937 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os aspectos subjetivos da arquitetura impulsionam abrangê-la como uma linguagem, como um meio e modo de expressão e comunicação do arquiteto. Para isso, é importante facilitar ao estudante de Arquitetura a compreensão de questões perceptivas da forma com o auxílio da geometria nesse processo. Quanto mais curioso e investigativo for o olhar do arquiteto em formação sobre o exercício arquitetônico, maior será o repertório deste estudante, tanto nas questões objetivas quanto nas questões subjetivas. Desse modo, delimitou-se uma investigação que visa contribuir com o processo de ensino/aprendizagem no campo da geometria aplicada à ação projetual. O objetivo geral é contribuir com a estruturação de exercícios de investigação que possibilitem explicitar ações projetuais/geométricas intencionais, associadas a sensações visuais, apoiadas na Teoria da Gestalt. O método utilizado é o estudo de caso e o corpus é uma intervenção no Museu Militar de Dresden, na Alemanha, realizada pelo arquiteto Daniel Libeskind. Hipóteses são elaboradas a partir das análises das relações formais da intervenção e da preexistência e estruturam um desenho didático capaz de explicar os ajustes formais a partir de um conceito. Analisou-se, então, a obra a partir do material disponível, sem acessar fisicamente a obra construída. A pesquisa adquiriu caráter didático quando propôs uma inspeção no mecanismo formal de maneira explícita, promovendo uma postura de investigação sobre configurações formais. Diagramas geométricos são produzidos e estruturam as análises gráfico-interpretativas. Elementos da Gestalt são utilizados para decifrar o controle visual da intervenção. Entende-se que a aquisição de vocabulário de projeto, considerando a arquitetura como linguagem, é uma ação inesgotável. O resultado refere-se a uma análise integradora, uma maneira didática de associar geometria e psicologia para inferir sobre sensações visuais provocadas pela intervenção. O trabalho de relacionar todos os aspectos encontrados se mostra importante para traduzir um conceito em forma, na expectativa de aumentar o repertório formal, o repertório de intencionalidades, de conceito e tantos outros. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Adriane Borda Almeida da | |
dc.subject.cnpq1 | ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PROGRAU: Dissertações e Teses [244]
Mestrado