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Do conceito à forma: um olhar pelo viés da Gestalt e da geometria sobre o projeto do Museu Militar de Dresden

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Dissertação_Nathalia Teixeira Gnutzmann.pdf (9.888Mb)
Data
2020-12-20
Autor
Gnutzmann, Nathalia Teixeira
Metadata
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Resumo
Os aspectos subjetivos da arquitetura impulsionam abrangê-la como uma linguagem, como um meio e modo de expressão e comunicação do arquiteto. Para isso, é importante facilitar ao estudante de Arquitetura a compreensão de questões perceptivas da forma com o auxílio da geometria nesse processo. Quanto mais curioso e investigativo for o olhar do arquiteto em formação sobre o exercício arquitetônico, maior será o repertório deste estudante, tanto nas questões objetivas quanto nas questões subjetivas. Desse modo, delimitou-se uma investigação que visa contribuir com o processo de ensino/aprendizagem no campo da geometria aplicada à ação projetual. O objetivo geral é contribuir com a estruturação de exercícios de investigação que possibilitem explicitar ações projetuais/geométricas intencionais, associadas a sensações visuais, apoiadas na Teoria da Gestalt. O método utilizado é o estudo de caso e o corpus é uma intervenção no Museu Militar de Dresden, na Alemanha, realizada pelo arquiteto Daniel Libeskind. Hipóteses são elaboradas a partir das análises das relações formais da intervenção e da preexistência e estruturam um desenho didático capaz de explicar os ajustes formais a partir de um conceito. Analisou-se, então, a obra a partir do material disponível, sem acessar fisicamente a obra construída. A pesquisa adquiriu caráter didático quando propôs uma inspeção no mecanismo formal de maneira explícita, promovendo uma postura de investigação sobre configurações formais. Diagramas geométricos são produzidos e estruturam as análises gráfico-interpretativas. Elementos da Gestalt são utilizados para decifrar o controle visual da intervenção. Entende-se que a aquisição de vocabulário de projeto, considerando a arquitetura como linguagem, é uma ação inesgotável. O resultado refere-se a uma análise integradora, uma maneira didática de associar geometria e psicologia para inferir sobre sensações visuais provocadas pela intervenção. O trabalho de relacionar todos os aspectos encontrados se mostra importante para traduzir um conceito em forma, na expectativa de aumentar o repertório formal, o repertório de intencionalidades, de conceito e tantos outros.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17244
Collections
  • PROGRAU: Dissertações e Teses [244]

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