dc.creator | Schuerne, Lara Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-09-09T09:45:03Z | |
dc.date.available | 2025-09-06 | |
dc.date.available | 2025-09-09T09:45:03Z | |
dc.date.issued | 2024-11-06 | |
dc.identifier.citation | SCHUERNE, Lara Silva. Maternagem e iniquidades à prática de atividade física de lazer: um estudo qualitativo no extremo sul do Brasil. Orientador: Alan Goularte Knuth. 2024. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17332 | |
dc.description.abstract | The aim of this study was to identify and discuss inequities that prevent or
hinder mothers' access to leisure-time physical activity (LPA). This is an
analytical-descriptive research study grounded in the theoretical framework of
Collective Health, a critical approach that seeks to go beyond the biomedical model by
prioritizing social aspects in the understanding of the health-disease process. The
target population was mothers with young children who had previously engaged in
some form of LPA. Recruitment occurred in five Family Health Units in Rio Grande, RS.
Data were produced through interviews addressing topics such as support networks,
self-care, domestic work, and LPA. The analysis was conducted using Discursive
Textual Analysis. Nine women aged 23-36, with 1-4 children, were interviewed. All
participants considered mothering a challenge to maintaining physical activity. The main
barriers identified were: the overload of caregiving responsibilities, lack of support
networks, and feelings of guilt when prioritizing solo activities. Facilitators included
full-day schools and child-friendly spaces. We suggest that a renewed focus on existing
programs and the promotion of the Brazilian Unified Health System (SUS) as a gateway
to LPA could help reduce inequities. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Atividades de lazer | pt_BR |
dc.subject | Mães | pt_BR |
dc.subject | Autocuidado | pt_BR |
dc.subject | Práticas corporais | pt_BR |
dc.subject | Aspectos culturais | pt_BR |
dc.subject | Leisure activities | pt_BR |
dc.subject | Mothers | pt_BR |
dc.subject | Self care | pt_BR |
dc.subject | Exercise | pt_BR |
dc.subject | Cultural characteristics | pt_BR |
dc.title | Maternagem e iniquidades à prática de atividade física de lazer: um estudo qualitativo no extremo sul do Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Mothering and inequities in leisure physical activity: a qualitative study in the far south of Brazil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1161440659685932 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5583931088198491 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do trabalho foi identificar e discutir iniquidades que impedem ou dificultam o
acesso de mães às práticas de atividade física de lazer (AFL). Trata-se de uma
pesquisa analítica-descritiva com inspiração teórica na Saúde Coletiva, vertente crítica
de saúde que busca superar o modelo biomédico e priorizar o social ao tentar
compreender o processo saúde-doença. O público-alvo foram mães com filhos na
primeira infância que já praticaram alguma AFL. A divulgação ocorreu em cinco
Unidades Básicas de Saúde da Família de Rio Grande/RS. Os dados foram produzidos
por meio de uma entrevista abordando aspectos como rede de apoio, autocuidado,
trabalho doméstico e AFL. A análise foi feita através da Análise Textual Discursiva.
Foram entrevistadas nove mulheres entre 23-36 anos, com 1-4 filhos. Todas
consideraram o maternar como dificultador para se manter fisicamente ativa. As
principais dificuldades apontadas foram: sobrecarga do papel de cuidado, ausência da
rede de apoio e a sensação de culpa ao priorizar atividades solo. Como facilitadores,
foram apontadas escolas em turno integral e espaços kids. Consideramos que um
novo olhar sob as práticas já ofertadas e o fomento do Sistema Único de Saúde como
porta de entrada às AFL minimizaria iniquidades. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Knuth, Alan Goularte | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |