Percepções sobre as avaliações externas e reestruturações de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura-CCNE/UFSM

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Data
2025-04-24Autor
Penteado, Rosemeri Cavalheiro
Metadata
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Este trabalho trata sobre as repercussões das avaliações institucionais - SINAES e os processos de adequação dos currículos dos cursos de Licenciatura/currículos dos cursos de Licenciatura/Projetos Pedagógicos de Curso do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria. Utilizando a metodologia qualitativa, foram entrevistados professores com experiência em avaliações externas, coordenadores de curso participantes do Núcleo Docente Estruturante. Para a fundamentação deste estudo, trouxemos uma breve colocação sobre aspectos históricos referentes às universidades brasileiras e uma contextualização da política avaliativa investigada, tratamos sobre os dispositivos legais que embasam as construções curriculares dos cursos por meio de um estudo comparativo entre as diretrizes que orientam a construção dos PPCs 2015/2019, acrescentando ainda, discussões sobre avaliação, performatividade, política e currículo, relacionando por fim, o Ciclo de Políticas de Ball e a avaliação do ensino superior por meio dos Projetos Pedagógicos de Curso. As respostas do estudo apontam para a importância do PPC na constituição dos cursos, os atores educacionais entrevistados consideram que possuem autonomia no processo de organização curricular, o que nos mostra a resistência e a adaptação dos professores e coordenadores diante das políticas de avaliação.