• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Percepções sobre as avaliações externas e reestruturações de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura-CCNE/UFSM

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Rosemeri_Penteado_Tese.pdf (2.396Mb)
Data
2025-04-24
Autor
Penteado, Rosemeri Cavalheiro
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho trata sobre as repercussões das avaliações institucionais - SINAES e os processos de adequação dos currículos dos cursos de Licenciatura/currículos dos cursos de Licenciatura/Projetos Pedagógicos de Curso do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria. Utilizando a metodologia qualitativa, foram entrevistados professores com experiência em avaliações externas, coordenadores de curso participantes do Núcleo Docente Estruturante. Para a fundamentação deste estudo, trouxemos uma breve colocação sobre aspectos históricos referentes às universidades brasileiras e uma contextualização da política avaliativa investigada, tratamos sobre os dispositivos legais que embasam as construções curriculares dos cursos por meio de um estudo comparativo entre as diretrizes que orientam a construção dos PPCs 2015/2019, acrescentando ainda, discussões sobre avaliação, performatividade, política e currículo, relacionando por fim, o Ciclo de Políticas de Ball e a avaliação do ensino superior por meio dos Projetos Pedagógicos de Curso. As respostas do estudo apontam para a importância do PPC na constituição dos cursos, os atores educacionais entrevistados consideram que possuem autonomia no processo de organização curricular, o que nos mostra a resistência e a adaptação dos professores e coordenadores diante das políticas de avaliação.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17381
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV