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dc.creatorRamos, Fabrício Krusche
dc.date.accessioned2025-09-12T21:00:05Z
dc.date.available2025-09-09
dc.date.available2025-09-12T21:00:05Z
dc.date.issued2024-12-13
dc.identifier.citationRAMOS, Fabrício K. Trabalho e Educação Física no contexto de Crise do Capital, Indústria 4.0 e Ideologia Pós-Moderna. Orientador: Giovanni Felipe Ernst Frizzo. 2024. 164 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17384
dc.description.abstractThis study aims to analyze the transformations in the world of work and their impacts on educational policies, with an emphasis on Physical Education, in the context of the crises of capital, Industry 4.0, and the advancement of postmodernity. In the field of Physical Education, such transformations are observed in the implementation of policies like the National Common Curricular Base (BNCC) and the High School Reform, which introduce a technicist and utilitarian approach aligned with the needs of a neoliberal economy. This orientation tends to restrict the area to the development of operational skills, disregarding its potential for students’ humanistic and critical formation. In this sense, the aim is to understand how educational guidelines reflect the contradictions of the capitalist model and contribute to the reproduction of social inequalities. At the same time, the advance of postmodern irrationalism presents itself as an ideological strategy that reinforces adaptation to the bourgeois ideals of contemporaneity. By fragmenting knowledge and weakening critical narratives, postmodernism acts as a tool that hinders organized resistance, promoting the passive acceptance of conditions imposed by the dominant system. In light of the above, it is concluded that the struggle for education and Physical Education committed to human emancipation is an urgent task in the face of conditions imposed by neoliberalism, mercantilist logic, and the fragmentation promoted by postmodernism. Reaffirming the centrality of systematized scientific knowledge means not only resisting the attacks of capital but also building concrete alternatives to transform reality. From this perspective, Physical Education, understood as pedagogical and social praxis, can play a strategic role in promoting critical education and the fight for fairer and more dignified living conditions. Finally, this study argues that by recognizing historically produced human movement as an expression of social relations and a potential space for resistance, Physical Education transcends its technical function and positions itself as an instrument to confront inequalities and exploitation. Thus, it is inserted into the project of building a society oriented toward social justice, equality, and collective emancipation, pointing to a future where knowledge and education are at the service of overcoming the current system and achieving a full life for all workers.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCrise do capitalpt_BR
dc.subjectIdeologia pós-modernapt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectCrisis of capitalpt_BR
dc.subjectPostmodern ideologypt_BR
dc.titleTrabalho e educação física no contexto de crise do capital, indústria 4.0 e ideologia pós-modernapt_BR
dc.title.alternativeWork and Phisical Education in the contexto of the capital crisis, Industry 4.0 and post-modern ideologypt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3493538023693482pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0003-0025-9947pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2344138672288053pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo analisar as transformações do mundo do trabalho e seus impactos nas políticas educacionais, com ênfase na Educação Física, no contexto das crises do capital, da Indústria 4.0 e do avanço da pósmodernidade. No âmbito da Educação Física, tais transformações são observadas na implementação de políticas como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio, que introduzem uma abordagem tecnicista e utilitarista, alinhada às necessidades de uma economia neoliberal. Essa orientação tende a restringir a área ao desenvolvimento de competências operacionais, desconsiderando sua potencialidade para a formação humana e crítica dos estudantes. Nesse sentido, buscou-se compreender como as diretrizes educacionais refletem as contradições do modelo capitalista e contribuem para a reprodução das desigualdades sociais. Paralelamente, o avanço do irracionalismo pós-moderno se apresenta como uma estratégia ideológica que reforça a adaptação aos ideários burgueses da contemporaneidade. Ao fragmentar o conhecimento e enfraquecer narrativas críticas, o pós-modernismo atua como um instrumento que dificulta a resistência organizada, promovendo a aceitação passiva das condições impostas pelo sistema dominante. Diante do exposto, conclui-se que a luta por uma educação e uma Educação Física comprometidas com a emancipação humana é uma tarefa urgente frente às condições impostas pelo neoliberalismo, pela lógica mercantil e pela fragmentação promovida pelo pósmodernismo. Reafirmar a centralidade do conhecimento científico sistematizado significa não apenas resistir às investidas do capital, mas também construir alternativas concretas para transformar a realidade. É nessa perspectiva que a Educação Física, compreendida como práxis pedagógica e social, pode assumir um papel estratégico na promoção de uma formação crítica e na luta por condições de vida mais justas e dignas. Ao final, este estudo defende que, ao reconhecer o movimento historicamente produzido como expressão das relações sociais e potencial espaço de resistência, a Educação Física transcende sua função técnica e se posiciona como um instrumento de enfrentamento às desigualdades e à exploração. Assim, insere-se no projeto de construção de uma sociedade que se oriente pela justiça social, pela igualdade e pela emancipação coletiva, apontando para um futuro onde o conhecimento e a educação estejam a serviço da superação do sistema vigente e da conquista de uma vida plena para todos os trabalhadores.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Frizzo, Giovanni Felipe Ernst
dc.subject.cnpq1EDUCACAO FISICApt_BR


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