Efeitos da inserção de exercícios respiratórios diafragmáticos, cardiorrespiratórios e de força, e de atividades esportivas cooperativas durante aulas de Educação Física nos sintomas de ansiedade em adolescentes
Abstract
Introdução: A ansiedade é uma reação do organismo à alguma situação ou antecipação de perigo ou maior atenção. Quando intensificada se projeta de uma forma disfuncional, passando a se configurar um problema de saúde mental, atingindo pessoas de todas faixas etárias. Nesse contexto a escola, incluindo a disciplina de Educação Física, torna-se um espaço privilegiado no combate aos sintomas que estão atrelados aos adolescentes. Atividades físicas e práticas esportivas atuam como um fator de proteção para a saúde mental. Objetivos: O principal objetivo da presente tese, foi através de um artigo científico, avaliar os efeitos da inserção de exercícios respiratórios diafragmáticos (GI-1), exercícios físicos cardiorrespiratórios e de força (GI-2) e de atividades esportivas cooperativas (GI-3), além do grupo comparador (GC), utilizando parte das aulas de Educação Física, nos sintomas de ansiedade de escolares do ensino médio, verificando também os efeitos de acordo com o volume de prática semanal e pela estratificação da faixa etária. Como objetivos secundários da tese buscou-se redigir uma revisão sistemática identificando e sumarizando estudos que analisaram os efeitos de intervenções que utilizaram exercícios respiratórios diafragmáticos, um dos protocolos propostos, sobre os sintomas de ansiedade em adolescentes. Além disso, foi proposto um artigo de protocolo que descreveu o passo a passo da execução do ensaio clínico randomizado e teve como objetivo avaliar os efeitos das três intervenções já mencionadas durante aulas de Educação Física (EF) na saúde mental de adolescentes. Metodologia e resultados: A principal produção da tese tratou-se de um ensaio clínico randomizado (ECR), paralelo, com quatro braços desenvolvido com 326 estudantes do ensino médio (14 a 20 anos) integrado de dois Campi, das cidades de Bagé e Pelotas, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) entre os meses de fevereiro e julho de 2023. Os protocolos de intervenção foram aplicados ao longo de doze semanas. No Campus Bagé foram realizadas duas sessões semanais (24 sessões no total) e no Campus Pelotas três sessões semanais (36 sessões no total). As intervenções tiveram a duração de 15 minutos nos grupos GI-1 e GI-2, e 20 minutos no grupo GI-3, além da participação do grupo comparador (GC) que praticou as aulas de EF de forma habitual, não alterando sua configuração. Os sintomas de ansiedade foram avaliados pelo General Anxiety Disorder-7 (GAD-7). Os grupos foram comparados quanto às características coletadas na linha de base e após a 12ª semana de intervenção. As análises foram realizadas pela Equação de Estimativa Generalizada (GEE), por intenção de tratar, que indicaram interação grupo*momento significativa (p=0,018) na faixa etária entre 18 e 20 anos, onde os participantes do GI exercícios físicos cardiorrespiratórios e de força apresentaram redução nos sintomas de ansiedade do momento pré para o pósintervenção (p=0,008). Em relação ao volume de aulas semanal não foi observado efeito da intervenção (p>0,05) apesar do grupo com 36 sessões ter apresentado uma interação grupo*momento limítrofe (p=0,086), concluindo assim que mais estudos de intervenção durante as aulas de Educação Física podem e precisam ser testados e aprimorados como opção nesse espaço. O artigo de revisão sistemática, já publicado, registrado na plataforma PROSPERO, (CRD42022328536) seguiu a metodologia PRISMA. A busca foi realizada entre os meses de julho e agosto de 2022 nas bases de dados MedLine/PubMed, PsycINFO, CINAHL, SPORTDiscus, EMBASE, Scielo, Web of Science e Scopus. Foram utilizados descritores considerando a população (adolescentes), tipo de intervenção (exercício respiratório diafragmático), desfecho (sintomas de ansiedade) e delineamento do estudo (estudos experimentais e suas subclassificações e estudos quase experimentais) combinando operadores booleanos. A qualidade metodológica foi determinada através da escala PEDro. Como conclusão final os achados indicaram efeitos positivos dessa prática nos sintomas de ansiedade em adolescentes, destacando a fácil aplicação, o baixo custo, bem como a possibilidade de realização em diferentes locais. Algumas ressalvas como o reduzido número de estudos encontrados e fragilidades metodológicas foram destacadas. E por fim, o estudo de protocolo, também já publicado, descreveu detalhadamente o ensaio clínico randomizado realizado, e buscou identificar efeitos positivos dos três protocolos facilitando a adequação dos mesmos aos diferentes conteúdos e momentos de uma aula de Educação Física escolar. Dessa forma, é apresentado ao professor a escolha do momento oportuno, conforme disponibilidade da ementa da disciplina, ampliando assim seus recursos pedagógicos relacionados à melhoria da saúde mental, possibilitando um trabalho preventivo associado aos sintomas de ansiedade. Conclusão: A tese foi composta por três artigos científicos, no qual cada um contribuiu à sua maneira e de acordo com as suas características para a construção da resposta do problema de pesquisa do trabalho. A principal produção destaca que a disciplina de Educação Física também pode configurar-se como um espaço para a identificação e combate à agravos relacionados a saúde mental. Essa temática exige cada vez mais cuidado e atenção e estudos como esse devem ser encorajados a serem executados também dentro do ambiente escolar e em diferentes esferas educacionais.