Mostrar registro simples

dc.creatorMomoli, Daniel Bruno
dc.date.accessioned2025-09-19T07:51:43Z
dc.date.available2025-09-19T07:51:43Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationMOMOLI, Daniel Bruno. A prática no ensino da arte em contextos escolares: questões iniciais para um debate cada vez mais necessário. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 230–246, 2024. DOI: 10.5965/244712671022024230. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25840. Acesso em: 18 set. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17499
dc.description.abstractO texto apresenta os resultados iniciais de um exercício de desmontagem das relações entre arte, educação e formação docente em artes visuais. Essa atitude metodológica toma como princípio as abordagens investigativas denominadas de pós-críticas. Ao trabalhar no desencaixe dos saberes que constituem o ensino da arte no contexto da educação básica, me deparei com um tema que tem sido deixado de lado em nossas discussões: a prática. Sem o intuito de querer apontar um caminho a ser seguido, me interessa apresentar os questionamentos que vêm sendo construído sobre o tema, ao mesmo tempo em que aponto as vias que podem nos oferecer pistas para recuperar uma possível dimensão poética para a docência em arte na escola, menos técnica e mais inventiva, menos instrumentalizadora e mais aberta à experimentação. Ao final do texto, são apresentadas questões que buscam ampliar esse debate interessado em compreender o lugar da prática no ensino da arte.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFSCpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino da artept_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectArt educationpt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectPracticept_BR
dc.titleA prática no ensino da arte em contextos escolares: questões iniciais para um debate cada vez mais necessáriopt_BR
dc.title.alternativeArt education practice in school classrooms: introductory questions for an increasingly necessary debatept_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5965/244712671022024230
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples