dc.creator | Momoli, Daniel Bruno | |
dc.date.accessioned | 2025-09-19T07:51:43Z | |
dc.date.available | 2025-09-19T07:51:43Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | MOMOLI, Daniel Bruno. A prática no ensino da arte em contextos escolares: questões iniciais para um debate cada vez mais necessário. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 230–246, 2024. DOI: 10.5965/244712671022024230. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25840. Acesso em: 18 set. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17499 | |
dc.description.abstract | O texto apresenta os resultados iniciais de um exercício de desmontagem das relações entre arte, educação e formação docente em artes visuais. Essa atitude metodológica toma como princípio as abordagens investigativas denominadas de pós-críticas. Ao trabalhar no desencaixe dos saberes que constituem o ensino da arte no contexto da educação básica, me deparei com um tema que tem sido deixado de lado em nossas discussões: a prática. Sem o intuito de querer apontar um caminho a ser seguido, me interessa apresentar os questionamentos que vêm sendo construído sobre o tema, ao mesmo tempo em que aponto as vias que podem nos oferecer pistas para recuperar uma possível dimensão poética para a docência em arte na escola, menos técnica e mais inventiva, menos instrumentalizadora e mais aberta à experimentação. Ao final do texto, são apresentadas questões que buscam ampliar esse debate interessado em compreender o lugar da prática no ensino da arte. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFSC | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino da arte | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Art education | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | pt_BR |
dc.subject | Practice | pt_BR |
dc.title | A prática no ensino da arte em contextos escolares: questões iniciais para um debate cada vez mais necessário | pt_BR |
dc.title.alternative | Art education practice in school classrooms: introductory questions for an increasingly necessary debate | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5965/244712671022024230 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |