Mostrar registro simples

dc.creatorMomoli, Daniel Bruno
dc.date.accessioned2025-09-19T07:51:56Z
dc.date.available2025-09-19T07:51:56Z
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationMOMOLI, Daniel Bruno. A escola como lugar de produzir novos amanhãs: questões para pensar o nosso tempo a partir do encontro entre arte, educação e crianças. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, 2025. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/17468. Acesso em: 18 set. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17500
dc.description.abstractEste texto apresenta um conjunto de reflexões sobre a educação gerado a partir do encontro entre um grupo de estudantes de um curso de Licenciatura em Artes Visuais de uma instituição de educação superior da região sul do país, as práticas artísticas e crianças que frequentavam o ensino fundamental, no ano de 2023, em uma escola pública de educação básica. As questões trazidas ao texto emergiram de uma ação que tinha por interesse a construção de conhecimentos coletivos sobre a escola e a docência em uma prática de integralização da extensão em cursos de graduação. Esse entrelaçamento entre universidade e escola permitiu a mobilização de elementos que apontam para três aspectos que oferecem pistas para pensar a docência no tempo de hoje: o entendimento que crianças sabem mais coisas do mundo do que somos capazes de reconhecer; o diálogo com as crianças enquanto possibilidade de afirmação de si mesmas; a percepção sobre o mundo. A partir dessas três elaborações, entende-se que, na atualidade, ao ser abordado o tema da educação, é necessário deslocar o olhar das e dos estudantes da licenciatura em relação ao campo da educação, para desnaturalizar afirmações recorrentemente associadas ao trabalho educacional e, por fim, a necessidade de abertura, pela escuta, pelo diálogo, pela atenção ao outro para que sejamos capazes de imaginar novos amanhãs, pois a escola é um lugar em que um futuro está sempre por vir.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFURGpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.titleA escola como lugar de produzir novos amanhãs: questões para pensar o nosso tempo a partir do encontro entre arte, educação e criançaspt_BR
dc.title.alternativeA school as a place to produce new futures: aspects for thinking about our time based on the encounter between art, education and childrenpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples