Show simple item record

dc.creatorMomoli, Daniel Bruno
dc.date.accessioned2025-09-19T07:52:11Z
dc.date.available2025-09-19T07:52:11Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationMOMOLI, Daniel Bruno. Formação estética, docência e artes visuais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 62, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n62.16697. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16697. Acesso em: 18 set. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17501
dc.description.abstractPerguntar sobre uma possível formação estética na/para a docência em artes visuais pode parecer uma obviedade, no entanto, a partir de um levantamento de textos realizados em quatro eventos de referência para as áreas da Arte e da Educação, a saber, as Reuniões da ANPEd, os Encontros da ANPAP, do ENDIPE e o Congresso da FAEB, foi possível identificar que as relações entre os temas da estética, da docência e das artes visuais são distintas e apontam para diferentes questões dentro do campo da formação docente. As produções analisadas sob a inspiração dos estudos sobre o Discurso de Michel Foucault são textos que foram publicados entre os anos de 2008 e 2015.Neles, foi possível identificar um sistema de regularidades e dispersões que colocou em visibilidade a existência de quatro tendências na maneira como os temas da arte, da docência e da formação estética são colocados em relação. Ao final do texto, proponho algumas questões para problematizar o que temos feito em relação à formação de docentes em artes com o intento de lançar pistas sobre a questão que mobilizou o estudo à dimensão estética da formação de docentes de artes visuais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNINOVEpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectFormação estéticapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectVisual artspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectAesthetic formationpt_BR
dc.subjectGraduationpt_BR
dc.titleFormação estética, docência e artes visuaispt_BR
dc.title.alternativeVisual arts, teaching and aesthetic formationpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5585/eccos.n62.16697
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record