Mostrar el registro sencillo del ítem
Deslocamentos e apostas para pensar à docência em arte na atualidade
dc.creator | Momoli, Daniel Bruno | |
dc.date.accessioned | 2025-09-19T07:52:27Z | |
dc.date.available | 2025-09-19T07:52:27Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | MOMOLI, D. B. Deslocamentos e apostas para pensar à docência em arte na atualidade. Revista Digital do LAV, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9/1–20, 2024. DOI: 10.5902/1983734888319. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/88319. Acesso em: 18 set. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17502 | |
dc.description.abstract | As abordagens utilizadas no campo da formação inicial de docentes de artes visuais têm sido debatidas há algum tempo. Nos últimos anos, em especial após a pandemia da COVID-19, a questão ganhou outros contornos. O retorno para as salas de aula, colocou em visibilidade a necessidade de repensar as estratégias utilizadas no campo da formação para a docência em arte/artes visuais. A partir da prática de sistematização de experiências é feita a descrição de um conjunto de situações vividas nos últimos anos em cursos de Licenciatura em Artes Visuais da região sul do Brasil, com o intuito de oferecer elementos que permitam pensar nas relações que temos estabelecido entre arte e educação, docência e escola, seja nas salas de aula com estudantes em formação para a docência em arte/artes visuais ou nas escolas durante práticas de estágio ou ainda em atividades de curricularização da extensão. A partir do entrecruzamento das práticas de iniciação à docência em arte/artes visuais com as discussões sobre as abordagens didático-pedagógicas para o ensino da arte no contexto escolar, são apontadas algumas pistas baseadas na ideia de imprevisibilidade, errância e não-saber. O intuito é que se possa pensar em práticas de formação que sejam menos previsíveis e mais inventivas no campo da docência em arte na/da atualidade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFSM | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino da arte | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Art education | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.title | Deslocamentos e apostas para pensar à docência em arte na atualidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Displacements and possibilities for thinking about art teaching in the present | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5902/1983734888319 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Artes Visuais: Artigos avaliados por pares [25]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Artes visuais.