Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMomoli, Daniel Bruno
dc.date.accessioned2025-09-19T07:52:27Z
dc.date.available2025-09-19T07:52:27Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationMOMOLI, D. B. Deslocamentos e apostas para pensar à docência em arte na atualidade. Revista Digital do LAV, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9/1–20, 2024. DOI: 10.5902/1983734888319. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/88319. Acesso em: 18 set. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17502
dc.description.abstractAs abordagens utilizadas no campo da formação inicial de docentes de artes visuais têm sido debatidas há algum tempo. Nos últimos anos, em especial após a pandemia da COVID-19, a questão ganhou outros contornos. O retorno para as salas de aula, colocou em visibilidade a necessidade de repensar as estratégias utilizadas no campo da formação para a docência em arte/artes visuais. A partir da prática de sistematização de experiências é feita a descrição de um conjunto de situações vividas nos últimos anos em cursos de Licenciatura em Artes Visuais da região sul do Brasil, com o intuito de oferecer elementos que permitam pensar nas relações que temos estabelecido entre arte e educação, docência e escola, seja nas salas de aula com estudantes em formação para a docência em arte/artes visuais ou nas escolas durante práticas de estágio ou ainda em atividades de curricularização da extensão. A partir do entrecruzamento das práticas de iniciação à docência em arte/artes visuais com as discussões sobre as abordagens didático-pedagógicas para o ensino da arte no contexto escolar, são apontadas algumas pistas baseadas na ideia de imprevisibilidade, errância e não-saber. O intuito é que se possa pensar em práticas de formação que sejam menos previsíveis e mais inventivas no campo da docência em arte na/da atualidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFSMpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino da artept_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectArt educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleDeslocamentos e apostas para pensar à docência em arte na atualidadept_BR
dc.title.alternativeDisplacements and possibilities for thinking about art teaching in the presentpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5902/1983734888319
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem