Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorXavier, Eneusa Mariza Pinto
dc.date.accessioned2025-09-20T12:50:47Z
dc.date.available2025-09-20T12:50:47Z
dc.date.issued2025-04-23
dc.identifier.citationXAVIER, Eneusa Mariza Pinto. Estratégias de doutrinação pentecostal e as táticas de resistências das crianças em um contexto rural de Santa Vitória do Palmar – RS (1990-2024). 2025. 162 f.: il. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17525
dc.description.abstractThis thesis presents the results of a research that aimed to analyze how children from Agropecuária Canoa Mirim, who participate in the Evangelization Group of the Pentecostal Church of Filadélfia, create resistance tactics through their cultures in the face of Pentecostal indoctrination strategies directed at them, between 1990 and 2024, based on the following guiding question: What are the Pentecostal indoctrination strategies produced and used in the Pentecostal Church of Filadélfia to evangelize children at Agropecuária Canoa Mirim? To answer this question, analyses through documentary research and an ethnographic approach were considered. The research was carried out in the Evangelization Group of the Pentecostal Church of Filadélfia, with participatory observations also in church services, transcription of posts from their social networks, interviews with leaders of the Religious Institution and groups of children, filming and detailed description of the data in the Field Diary, which had as an investigative focus to identify: i) indoctrination strategies; ii) children's resistance tactics. The theoretical assumptions that guided the data analysis considered, mainly in the field of childhood sociology: Abramowicz (2018), Corsaro (2011), Sarmento (2006), Cohn (2005), Delgado & Muller (2005) as theoretical references. In their study of Pentecostalism, sociologists Macedo (2007) and Mariano (2004) drew on Pierre Bourdieu (1974, 1975, 2002, 2003 and 2007) and the studies of Michael De Certeau (1994, 1996, 2011) regarding power relations. The results of this research demonstrated that although the indoctrination strategies employed by the church were linked to power and symbolic capital, children were not passive. On the contrary, they adapted these strategies to their own interests, reinterpreting them creatively and questioning the indoctrination in a convincing manner. This capacity for appropriation and reinterpretation allowed children to develop subtle resistance tactics, challenging control, norms and established rules. Thus, the indoctrination strategies aimed at children triggered an active response from them, creatively resisting as a mechanism of opposition to the church's actions.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectDoutrinaçãopt_BR
dc.subjectTáticaspt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectPentecostalismopt_BR
dc.subjectGrupo de Evangelizaçãopt_BR
dc.subjectStrategiespt_BR
dc.subjectIndoctrinationpt_BR
dc.subjectTacticspt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectPentecostalismpt_BR
dc.subjectEvangeli grouppt_BR
dc.titleEstratégias de doutrinação pentecostal e as táticas de resistências das crianças em um contexto rural de Santa Vitória do Palmar – RS (1990-2024)pt_BR
dc.title.alternativePentecostal indoctrination strategies and children's resistance tactics in a rural context of Santa Vitória do Palmar – RS (1990-2023)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7382366143923447pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6119476063670594pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Nogueira, Gabriela Medeiros
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2553118091005628pt_BR
dc.description.resumoA presente tese apresenta os resultados da pesquisa que teve por objetivo analisar de que modos as crianças da Agropecuária Canoa Mirim, que participam do Grupo de Evangelização da Igreja Filadélfia Pentecostal, criam táticas de resistência pelas suas culturas frente às estratégias de doutrinação pentecostal direcionadas a elas, entre o período de 1990 e 2024, a partir da seguinte questão norteadora: Quais são as estratégias de doutrinações pentecostais produzidas e utilizadas na Igreja Filadélfia Pentecostal para evangelização de crianças na Agropecuária Canoa Mirim? Para responder essa questão, foram considerados as análise através de pesquisa documental e de abordagem etnográfica. A pesquisa foi realizada no Grupo de Evangelização da Igreja Filadélfia Pentecostal, com observações participativas também nos cultos da igreja, transcrição de postagens de suas redes sociais, entrevistas com lideranças da Instituição Religiosa e grupos de crianças, filmagens e descrição detalhada dos dados no Diário de Campo, que tiveram como foco investigativo identificar: i) estratégias de doutrinação; ii) táticas de resistências das crianças. Os pressupostos teóricos que nortearam a análise dos dados consideraram, principalmente no campo da sociologia da infância: Abramowicz (2018), Corsaro (2011), Sarmento (2006), Cohn (2005), Delgado & Muller (2005) como referências teóricas. No estudo do pentecostalismo, os sociólogos Macedo (2007) e Mariano (2004), no que tange as relações de poder, Pierre Bourdieu (1974, 1975, 2002, 2003 e 2007) e os estudos de Michael De Certeau (1994, 1996, 2011). Os resultados dessa pesquisa demonstraram que apesar das estratégias de doutrinação empregadas pela igreja estarem articuladas com o poder e capital simbólico, as crianças não se mostraram passivas. Ao contrário, adaptaram essas estratégias aos seus próprios interesses, reinterpretando-as de forma criativa e questionando a doutrinação de maneira convincente. Essa capacidade de apropriação e reinterpretação permitiu que as crianças desenvolvessem táticas de resistência sutis, desafiando o controle, as normas e as regras estabelecidas. Assim, as estratégias de doutrinação direcionadas às crianças desencadearam uma resposta ativa, resistindo criativamente como um mecanismo de oposição às ações da igreja.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Arriada, Eduardo
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem