Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorNunes, Bruno Blois
dc.creatorDias, Gustavo Angelo
dc.date.accessioned2025-09-22T10:45:32Z
dc.date.available2025-09-22T10:45:32Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationNUNES, Bruno Blois; DIAS, Gustavo Angelo. O jogo/lúdico, o erro e a dança: ensinando e aprendendo com a Rueda de Casino. Revista da FUNDARTE, [S. l.], v. 57, n. 57, p. e1215, 2023. DOI: 10.19179/rdf.v57i57.1215. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1215. Acesso em: 19 set. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17531
dc.description.abstractNesta investigação debateu-se, a partir da prática da dança Rueda de Casino, formas de lidar com dois preconceitos enraizados em nossa sociedade que constituem desafios ao trabalho dos arte-educadores: a ideia de que práticas lúdicas são ligadas apenas à infância e a concepção de que o processo de ensino/aprendizagem não comporta o erro. Para tanto, buscou-se tecer um diálogo com ideias de Edgar Morin, Gaston Bachelard, Hans-Georg Gadamer, Johan Huizinga, Paul Feyerabend, Saturnino de la Torre e Viola Spolin. Compreende-se que a dinâmica da Rueda de Casino oferece uma oportunidade para lidar com estes dois preconceitos por meio do lúdico, da interação social e da incorporação do erro em forma de improviso.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFUNDARTEpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDança Rueda de Casinopt_BR
dc.subjectArte educaçãopt_BR
dc.subjectDança de salãopt_BR
dc.subjectJogo lúdicopt_BR
dc.titleO jogo/lúdico, o erro e a dança: ensinando e aprendendo com a Rueda de Casinopt_BR
dc.title.alternativeThe game/ludic, the mistake andthedance: teaching and learningwith Rueda de Casinopt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1215
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem