Show simple item record

dc.creatorPeres, Eliane Teresinha
dc.creatorBarum, Sylvia Tavares
dc.date.accessioned2025-09-29T13:42:29Z
dc.date.available2025-09-29T13:42:29Z
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationPERES, Eliane Teresinha: BARUM, Sylvia Tavares. O ditado escolar sob o enfoque histórico: um estudo a partir de cadernos de crianças em processo de alfabetização (1943-2007). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 2008. Pelotas. Anais [...]. Pelotas: UFPel, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17694
dc.description.abstractNeste trabalho procuramos problematizar uma das atividades seculares da escola primária: o ditado. A partir de um acervo de 62 cadernos de crianças em fase de alfabetização, do grupo de pesquisa HISALES, estamos organizando um “banco de ditados”, que digitalizados atualmente somam o total de 564 ditados encontrados nos cadernos que cobrem o período de 1943 até os dias atuais. O embasamento teórico vem de autores como Chervel & Manesse (1989), Gvirtz (1999), Hébrard (2001), Chartier (2002, 2007), Mignot (s/d, 2008), Viñao (2008). O estudo aponta para a permanência e a recorrência dessa atividade, ao longo dessas sete décadas, embora há indicações de alguma mudança em sua função.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCadernos escolarespt_BR
dc.subjectDitadopt_BR
dc.subjectHistória da alfabetizaçãopt_BR
dc.titleO ditado escolar sob o enfoque histórico: um estudo a partir de cadernos de crianças em processo de alfabetização (1943-2007)pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record