| dc.creator | Peres, Eliane Teresinha | |
| dc.creator | Barum, Sylvia Tavares | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-29T13:42:29Z | |
| dc.date.available | 2025-09-29T13:42:29Z | |
| dc.date.issued | 2008 | |
| dc.identifier.citation | PERES, Eliane Teresinha: BARUM, Sylvia Tavares. O ditado escolar sob o enfoque histórico: um estudo a partir de cadernos de crianças em processo de alfabetização (1943-2007). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 2008. Pelotas. Anais [...]. Pelotas: UFPel, 2008. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17694 | |
| dc.description.abstract | Neste trabalho procuramos problematizar uma das atividades seculares da escola primária: o ditado. A partir de um acervo de 62 cadernos de crianças em fase de alfabetização, do grupo de pesquisa HISALES, estamos organizando um “banco de ditados”, que digitalizados atualmente somam o total de 564 ditados encontrados nos cadernos que cobrem o período de 1943 até os dias atuais. O embasamento teórico vem de autores como Chervel & Manesse (1989), Gvirtz (1999), Hébrard (2001), Chartier (2002, 2007), Mignot (s/d, 2008), Viñao (2008). O estudo aponta para a permanência e a recorrência dessa atividade, ao longo dessas sete décadas, embora há indicações de alguma mudança em sua função. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Cadernos escolares | pt_BR |
| dc.subject | Ditado | pt_BR |
| dc.subject | História da alfabetização | pt_BR |
| dc.title | O ditado escolar sob o enfoque histórico: um estudo a partir de cadernos de crianças em processo de alfabetização (1943-2007) | pt_BR |
| dc.type | conferenceObject | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |