| dc.description.abstract | O presente texto tem por objetivo apresentar uma parte do projeto de tese desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação (doutoramento), da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa História da Educação. Ao trabalhar com história da leitura pretendo identificar e analisar representações da leitura “de” e “para” mulheres na cidade de Pelotas no final do século XIX, através da análise de periódicos locais. Nessa pesquisa, buscarei compreender como era representada a leitura
por/para uma determinada comunidade de leitores, ou melhor, de leitoras: mulheres para quem os jornais destinavam ou censuravam seus textos, elegiam como assunto de discussão, e, também, abriam espaço para que suas palavras fossem publicadas. Partindo da tese de que existia um considerável público leitor feminino em Pelotas no século XIX e de que esse público tinha influência na produção literária, artístico e cultural da cidade na época, diferentemente daqueles que contam a
história unicamente a partir dos feitos masculinos, tentarei responder algumas questões. | pt_BR |