Mostrar registro simples

dc.creatorBatista, Alisson Castro
dc.date.accessioned2025-09-29T17:58:47Z
dc.date.available2025-09-29
dc.date.available2025-09-29T17:58:47Z
dc.date.issued2025-07-30
dc.identifier.citationBATISTA, Alisson Castro. The Programa Escola em Tempo Integral in the current context of Brazilian educational policies. 2025. 164f. Dissertation (Master's in Education) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17701
dc.description.abstractThis dissertation investigates the Full-Time School Program (Programa Escola em Tempo Integral - PETI) and aims to understand how this program fits into the current context of Brazilian educational policies. The research, based on a qualitative approach, is grounded in historical and dialectical materialism as its central theoretical-methodological framework, from which the policy cycle approach and content analysis unfold as investigative tools. The analysis of the context of influence has shown that the program emerges within a field of hegemonic disputes, marked by the influence of financial groups that promote a partial and managerialist educational project, in opposition to a concept of integral education guided by omnilaterality. In the context of text production, the analysis of legislation and guiding documents revealed that PETI is constituted from a fundamental contradiction: although it employs a progressive discourse, it operates through a neoliberal rationality, manifested in elements such as vertical and centralized control, performance-based evaluation, and a funding logic that promotes job precarization. In the context of practice, based on interviews with a school principal, the results showed that the policy is actively recontextualized and contested. The principal, drawing from a pre-existing and autonomous pedagogical project, resists PETI's guidelines by basing the curriculum on community needs, but is confronted by the material contradictions of the policy, such as bureaucracy and the incoherent funding logic, which lead to the intensification of their work. It is concluded that PETI is inserted into the current context of Brazilian educational policies as the expression of a neoliberal rationality that, under a progressive appearance, legitimizes a partial education projectpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectPrograma Escola em Tempo Integralpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectIntegral educationpt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleO Programa Escola em Tempo Integral no contexto atual das políticas educacionais brasileiraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5664360153994326pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4442388640917569pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga o Programa Escola em Tempo Integral (PETI) e tem como objetivo geral compreender como este programa se insere no contexto atual das políticas educacionais brasileiras. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se no materialismo histórico e dialético como referencial teórico-metodológico central, a partir do qual se desdobram a abordagem do ciclo de políticas e a análise de conteúdo como ferramentas de investigação. A análise do contexto de influências demonstrou que o programa surge em um campo de disputas por hegemonia, marcado pela atuação de grupos financeiros que promovem um projeto de educação parcial e gerencialista, em oposição a uma concepção de educação integral pautada na omnilateralidade. No contexto da produção de textos, a análise das legislações e documentos orientadores revelou que o PETI se constitui a partir de uma contradição fundamental: embora utilize um discurso progressista, opera por meio de uma racionalidade neoliberal, manifestada em elementos como no controle vertical e centralizado, na avaliação por desempenho e em uma lógica de financiamento que promove a precarização do trabalho. No contexto da prática, a partir de entrevistas com um gestor escolar, os resultados evidenciaram que a política é ativamente recontextualizada e contestada. O gestor, partindo de um projeto pedagógico autônomo e pré-existente, resiste às diretrizes do PETI ao pautar o currículo nas necessidades da comunidade, mas é confrontado pelas contradições materiais da política, como a burocracia e a lógica incoerente de financiamento, que levam à intensificação do seu trabalho. Conclui-se que o PETI se insere no contexto atual das políticas educacionais brasileiras como a expressão de uma racionalidade neoliberal que, sob aparência progressista, legitima um projeto de educação parcial.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Del Pino, Mauro Augusto Burkert
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples