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Produção de subjetividades de crianças e jovens em situação de acolhimento: adoção tardia, futebol e outras práticas corporais

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Tese Lóry da Silveira Ribeiro.pdf (2.742Mb)
Fecha
2025-07-21
Autor
Ribeiro, Lóry da Silveira
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Resumen
Esta tese se propôs a pesquisar a produção das subjetividades de crianças e jovens institucionalizados em três casas de acolhimento da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. O estudo centrou-se em conhecer a rotina dessas instituições a fim de problematizar e cartografar as narrativas e as práticas vivenciadas pelos sujeitos nesses espaços. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e a sua metodologia utilizou se de princípios provenientes da etnografia contemporânea, mais especificamente a “participação observante” e as “entrevistas compreensivas”. A pesquisa de campo dentro das casas de acolhimento aconteceram de março de 2022 a outubro de 2023, sendo realizada uma visita por semana, com duração de uma hora, em cada instituição. O estudo problematizou como as práticas discursivas e não discursivas fabricam as subjetividades de crianças e jovens institucionalizados em situação de acolhimento. O produto final da pesquisa foi sistematizado no formato de três artigos autônomos, cada um com seus respectivos objetivos: o primeiro deles buscou analisar as reconfigurações sócio-históricas das instituições de acolhimento na sociedade brasileira e problematizar o fenômeno da adoção tardia; o segundo artigo analisou a atuação do futebol na produção das subjetividades dos sujeitos acolhidos; e o terceiro e último artigo teve como objetivo problematizar a produção da subjetividade de dois jovens transgêneros em situação de acolhimento institucional. A pesquisa concluiu que as subjetividades das crianças e jovens em situação de acolhimento são produzidas por práticas discursivas e não discursivas presentes no corpo social. Assim, o futebol, o lazer, a escola e os discursos de corpo, gênero e sexualidade são marcas constituintes das subjetividades dos jovens institucionalizados. Eles também são atravessados e constituídos por singularidades de sua condição de sujeitos excluídos e institucionalizados em casas de acolhimento, como é o caso dos discursos e das práticas de adoção e da adoção tardia.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17779
Colecciones
  • PPGEF: Dissertações e Teses [356]

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