A implementação do programa saúde na escola em Pelotas/RS: um estudo qualitativo com profissionais da saúde e da educação
Abstract
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa governamental implementada
conjuntamente pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, no ano de
2007, com o objetivo de contribuir para a formação integral de crianças e adolescentes
por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. A presente pesquisa,
de natureza qualitativa, teve como propósito compreender o processo de
implementação do programa no município de Pelotas/RS, com ênfase na
intersetorialidade e na promoção da saúde, bem como analisar a execução das ações
a partir da perspectiva de diferentes atores e contextos institucionais. Como principal
estratégia metodológica para a produção dos dados, foram utilizadas entrevistas com
roteiro semiestruturado e registros em diário de campo. Participaram da pesquisa oito
profissionais, sendo três enfermeiras, uma médica, três orientadoras educacionais e
uma diretora escolar. Para a análise dos dados, foi empregada a metodologia da
Análise Textual Discursiva (ATD). Os principais achados indicam que o programa
ainda apresenta características setoriais, fragmentadas e influenciadas por um modelo
biomédico, com poucas variações entre os diferentes contextos investigados. No
entanto, observou-se que, nos momentos em que a universidade, principal rede de
apoio ao programa, esteve presente, as ações foram desenvolvidas com maior ênfase
na intersetorialidade, promoção da saúde e interdisciplinaridade, em consonância com
os pressupostos teóricos do PSE. Adicionalmente, a pesquisa evidenciou a presença
de profundas desigualdades sociais nos territórios analisados. Nesse contexto, o PSE,
quando adequadamente executado, demonstra potencial para atuar em sinergia com
outras políticas públicas, contribuindo para a redução das iniquidades em saúde desde
as fases iniciais da vida, como a infância e a adolescência.

