Show simple item record

dc.creatorLemos, Rafaella Hermes
dc.creatorTrindade, Helena Costa da
dc.creatorKieling, Francisco dos Santos
dc.date.accessioned2025-10-07T03:30:16Z
dc.date.available2025-10-07T03:30:16Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationLEMOS, Rafaella Hermes; TRINDADE, Helena Costa da; KIELING, Francisco dos Santos. Estudante-trabalhador: impactos na formação acadêmica dos estudantes de Ciências Sociais. In: CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, 10, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17860
dc.description.abstractO ingresso na Universidade é, frequentemente, associado a desafios acadêmicos e pessoais, onde diversos indivíduos precisam conciliar suas responsabilidades acadêmicas com atividades profissionais, seja para garantir sua subsistência ou para adquirir experiência. Vargas & Paula (2013) afirmaram que, apesar de a democratização ter ampliado o ingresso de setores das classes subalternas no ensino superior brasileiro, as políticas públicas de acesso e permanência não contemplam as especificidades do estudante-trabalhador e do trabalhador-estudante, ainda que a maioria dos universitários brasileiros trabalhem ou esteja à procura de trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCiências Sociaispt_BR
dc.subjectEstudante trabalhadorpt_BR
dc.titleEstudante-trabalhador: impactos na formação acadêmica dos estudantes de Ciências Sociaispt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record